quarta-feira, 27 de junho de 2007

LITURGIA DAS HORAS


Ofício Divino

Ofício Divino, ou Liturgia das Horas, é a oração pública que os clérigos fazem em nome da Igreja. Leva este nome por ser considerado o cumprimento de um dever (em latim, officium) para com Deus. É chamado também de Liturgia das Horas por repartir-se em diferentes horas do dia.


Origens
Os judeus e outros povos antigos contavam o dia desde um pôr-do-sol até outro. Destarte, o sábado começava no entardecer da sexta-feira. Para fins civis, o dia e a noite constavam, respectivamente, de 12 partes iguais: a noite, do pôr-do-sol ao nascer; e o dia, do nascer ao pôr-do-sol.


As 12 horas da noite se dividiam em 4 vigílias, de 3 horas cada uma: 1a. vigília, das 6 da tarde às 9 da noite; a 2a. vigília, das 9 à meia-noite; a 3a. vigília, da meia-noite às 3 da madrugada; e a 4a., das 3 às 6. Começava então dia, sendo que as horas contavam-se a partir das 6 da matina. Assim, primeira hora (ou prima), era as 6 da manhã; sexta hora, o meio-dia; e nona hora, as 3 da tarde.


Conformada com esta divisão do tempo, a Igreja cristã estabeleceu dois ofícios: o Ofício da Noite e o Ofício do Dia. Aquele tinha o nome de Ofício das Vigílias, com três noturnos. Seguia-se-lhe a prece da aurora ou da manhã, chamada por isso Matinas. Mais tarde, deram às Vigílias o nome de Matinas, e às Matinas o de Laudes.


O Ofício do Dia constava de Prima, Terça, Sexta, Noa, Vésperas e Completas.
Também, nos dias atuais, os leigos são chamados a oração da Liturgia das Horas em suas paróquias, em suas comunidades e,com grande amor, respondem a essa chamado, orando em unidade com a Igreja do mundo inteiro o Ofício Divino.


Inspirados por Jesus, que Ele mesmo, como bom Judeu, recitava os salmos diariamente e os tinha como parte integrada de sua vida.
Fonte: Wikipedia. in Liturgia das Horas

Nenhum comentário: