terça-feira, 27 de julho de 2021

Liturgia do 18º Domingo Comum - Ano B

 

18º Domingo Comum - Ano B

Ex 16.2-4,12-15 / Sl  78.3,4 23-25, 54  / Ef 4.17,20-24 / Jo 6.24-35.

Culto Matutino

Dia 01 de agosto de 2021

 Culto Matutino – 18º Domingo Comum


Adoração

Processional: Ministério da Música.

Saudação e Acolhida:

Oração Inicial:

 

18º Domingo do Tempo Comum: A liturgia do 18º Domingo Comum é uma mensagem de esperança e força. O Pai nos deu o Pão do Céu que é o Senhor Jesus. Atualizamos este pão em nossa vida todas as vezes que nos alimentamos da Ceia do Senhor. Somos fortalecidos para a Missão, pois o Senhor Jesus é o pão da vida. Quem vai a Jesus jamais terá fome, e quem crê em Jesus jamais terá sede. 

 

Hino de Adoração: Hino 307 – Plena Confiança

[3]
No dia amargo da perseguição,
Não temerei!
Nas duras provas e na tentação,
Eu vencerei!
Cristo o pecado no mundo venceu,
Quando por mim no Calvário morreu,
E da vitória a certeza me deu;
Ao Salvador grato serei!

[4]
Quando no vale da morte eu entrar,
Não recearei!
Quando perante meu Deus me encontrar,
Salvo estarei!
Somente em ti confiarei, Salvador
Em teu poder e no teu grande amor!
E só na Cruz me glorio, Senhor!
Em tua Cruz me gloriarei.
                                         Henry Maxwell Wright

 

 
[1]
Oh! Que descanso encontrei em Jesus!
Sim, encontrei!
Oh! Que infinitos tesouros na Cruz!
Sim, eu achei!
Pode o mundo escolher para si
Os que prazeres só buscam aqui;
Hei de escolher-te, ó Jesus, só a ti,
Sim, só a ti escolherei!

[2]

Creio em Jesus na doença e na dor!
Nele crerei!
Exultarei na saúde e vigor!
Exultarei!
Sempre ao seu lado desejo ficar
Sua Palavra hei de ler, meditar,
Em seu favor hei de só confiar,
Em seu favor confiarei!

 

Confissão:

Convite à Confissão: Confessemos os nossos pecados buscando o perdão para as nossas transgressões como diz o Salmo 32.1: Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto.

Oração silenciosa.

Proclamação do perdão.

 

Louvor:

Ministério da Música (1)

Oração pelos Aniversariantes / Recados e Visitantes

Ofertório. Ministério da Música.

 

Edificação:

Primeira Leitura: Ex 16.2-4,12-15

 

Leitor: Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Salmo  78.3,4 23-25, 54  . Refrão 24 – O Senhor fez chover maná, e nos deu pão do céu.

 

·         3O que ouvimos e aprendemos, o que os nossos pais nos contaram, 4não o encobriremos a seus filhos; contaremos à geração vindoura os louvores do Senhor, e o seu poder, e as maravilhas que fez.

 

·         23Mesmo assim, deu ordens às nuvens e abriu as portas dos céus; 24fez chover maná sobre eles, para alimentá-los, e lhes deu cereal do céu.

 

·         25Todos comeram o pão dos anjos; ele enviou-lhes comida à vontade.

 

·         54Levou-os até a sua terra santa, até o monte que a sua mão direita adquiriu.

 

Segunda Leitura: Ef 4.17,20-24

Leitor: Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

 

Aclamação do Evangelho:

Enquanto, ó Salvador, teu livro ler / Meus olhos vem abrir, pois quero ver / Na mera letra, além, o que, Senhor / Nos revelaste em teu imenso amor / À beira-mar, Jesus, partiste o pão/ Satisfazendo ali a multidão;/ Da vida o Pão és tu: vem, pois, assim,/ Nutrir-me até entrar no céu, enfim.(HE 141)


Proclamação do Evangelho: Jo 6.24-35

24Quando aquela multidão viu que Jesus não estava ali nem os seus discípulos, entraram nos barcos e partiram para Cafarnaum à procura de Jesus. 25E, tendo-o encontrado no outro lado do mar, lhe perguntaram: — Mestre, quando o senhor chegou aqui? 26Jesus respondeu: — Em verdade, em verdade lhes digo que vocês estão me procurando não porque viram sinais, mas porque comeram os pães e ficaram satisfeitos. 27Trabalhem, não pela comida que se estraga, mas pela que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do Homem dará a vocês; porque Deus, o Pai, o confirmou com o seu selo. 28Então lhe perguntaram: — Que faremos para realizar as obras de Deus? 29Jesus respondeu: — A obra de Deus é esta: que vocês creiam naquele que ele enviou.  30Então eles disseram: — Que sinal o senhor fará para que vejamos e creiamos no senhor? O que o senhor pode fazer? 31Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: “Deu-lhes a comer pão do céu.” 32Jesus lhes disse: — Em verdade, em verdade lhes digo que não foi Moisés quem deu o pão do céu para vocês; quem lhes dá o verdadeiro pão do céu é meu Pai. 33Porque o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo. 34Então lhe disseram: — Senhor, dê-nos sempre desse pão. 35Jesus respondeu: — Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim jamais terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede. 

 

Leitor: Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.


Homilia: ________________________

 

Dedicação:

Credo Apostólico

Oração de dedicação

Rito da Ceia do Senhor

Oração Final e Pai Nosso

Hino 83 - Doxologia

A Deus, supremo benfeitor, / A Deus o Filho, a Deus o Pai, / A Deus Espírito, entoai / Ó céus e terra, o seu louvor. / Amém

Bênção Apostólica

Recessional: Ministério da Música.

Nenhum comentário: