terça-feira, 20 de julho de 2021

Liturgia do 17º Domingo do Tempo Comum - ANo B

 


17º Domingo Comum - Ano B

II Rs 4.42-44 / Sl 145 / Ef 4.1-6 / Jo 6.1-15
Culto Matutino

 

 

 

Igreja Metodista Central Nova Friburgo - RJ

 

Dia 25 de julho de 2021

 

Culto Matutino – 17º Domingo Comum

 

Adoração

Processional: Ministério da Música.

Saudação e Acolhida:

Oração Inicial:

 

17º Domingo do Tempo Comum: A liturgia do 17º domingo Comum dá-nos conta da preocupação de Deus em saciar a “fome” de vida dos seres humanos. De forma especial, as leituras deste domingo dizem-nos que Deus conta conosco para repartir o seu “pão” com todos aqueles que têm “fome” de amor, de liberdade, de justiça, de paz, de esperança. Somos convidados a participar da Evangelização do mundo.

 

Hino de Adoração: Hino 305 – Louvor a Cristo

[2] Oh! Que perdido e longe eu andei,
Rebelde a Deus e à sua lei!
Com terno amor e compaixão,
Guiou-me sempre a sua mão,

[3] Bendito o dia em que me vi

Remido por Jesus e cri.
Em Cristo eu tenho excelsa luz,
Que para a glória me conduz.

 
 


[1] Minha alma, louva ao Redentor,
Jesus, teu Rei, teu Salvador,
Morreu na Cruz, em teu lugar,
E salvação te veio dar.

Sim, sobre a Cruz, em meu lugar,

Jesus morreu e me salvou!

Salvo e seguro eu posso estar,

Pois com seu sangue me livrou.


                                                         Henry Maxwell Wright

Confissão:

Convite à Confissão: Confessemos os nossos pecados buscando o perdão e a Misericórdia do Senhor. O Salmista ora: (Sl 25.18) Olha para a minha aflição e para a minha dor, e perdoa todos os meus pecados.

Oração silenciosa.

Proclamação do Pedrão.

 

 

Louvor:

Ministério da Música (1)

Oração pelos Aniversariantes / Recados e Visitantes

Ofertório. Ministério da Música.

 

Edificação:

Primeira Leitura: II Rs 4.42-44

 

Leitor: Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Salmo 145. 10-21. Refrão 16Abres a mão e satisfazes os desejos de todos os viventes.

 

·         10Todas as tuas obras te renderão graças, Senhor; e os teus santos te bendirão. 11Falarão da glória do teu reino e confessarão o teu poder,

 

·         15Em ti esperam os olhos de todos, e tu, a seu tempo, lhes dás o alimento. 16Abres a mão e satisfazes os desejos de todos os viventes.

 

·         17Justo é o Senhor em todos os seus caminhos, bondoso em todas as suas obras. 18Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade.

 

·         19Ele satisfaz o desejo dos que o temem; ouve o seu clamor e os salva. 20O Senhor protege todos os que o amam; porém todos os ímpios serão exterminados. 21A minha boca proclamará o louvor do Senhor. Que todos os seres vivos louvem o seu santo nome, para todo o sempre.

 

Segunda Leitura: Ef 4.1-6

Leitor: Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

 

Aclamação do Evangelho:

Enquanto, ó Salvador, teu livro ler / Meus olhos vem abrir, pois quero ver / Na mera letra, além, o que, Senhor / Nos revelaste em teu imenso amor / À beira-mar, Jesus, partiste o pão/ Satisfazendo ali a multidão;/ Da vida o Pão és tu: vem, pois, assim,/ Nutrir-me até entrar no céu, enfim.(HE 141)

Proclamação do Evangelho: Jo 6.1-15.

1Depois dessas coisas, Jesus atravessou o mar da Galileia, que é o de  iberíades. 2Uma grande multidão o seguia, porque tinham visto os sinais que ele fazia na cura dos enfermos. 3Então Jesus subiu ao monte e sentou-se ali com os seus discípulos. 4Ora, a Páscoa, festa dos judeus, estava próxima. 5Então Jesus, erguendo os olhos e vendo que uma grande multidão se aproximava, disse a Filipe:

— Onde compraremos pão para lhes dar de comer? 6Mas Jesus dizia isto para  testá-lo, porque sabia o que estava para fazer. 7Filipe respondeu: — Nem mesmo duzentos denários de pão seriam suficientes para que cada um recebesse um pedaço. 8Um dos discípulos, chamado André, irmão de Simão Pedro, disse a Jesus:

9— Aqui está um menino que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos. Mas o que é isto para tanta gente? 10Jesus disse: — Façam com que todos se assentem no chão. Havia muita relva naquele lugar. Assim, os homens se assentaram, e eram quase cinco mil. 11Então Jesus pegou os pães e, tendo dado graças, distribuiu-os entre eles; e também igualmente os peixes, tanto quanto queriam. 12E, quando já estavam satisfeitos, Jesus disse aos seus discípulos: — Recolham os pedaços que sobraram, para que nada se perca. 13Assim, pois, o fizeram e encheram doze cestos de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobraram depois que todos tinham comido. 14Quando as pessoas viram o sinal que Jesus havia feito, disseram: — Este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo. 15Jesus ficou sabendo que estavam para vir com a intenção de fazê-lo rei à força. Então ele se retirou outra vez, sozinho, para o monte.

 

Leitor: Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

 

Homilia: ________________________

 

Dedicação:

Credo Apostólico

Oração de dedicação

Oração Final e Pai Nosso

Hino 83 - Doxologia

A Deus, supremo benfeitor, / A Deus o Filho, a Deus o Pai, / A Deus Espírito, entoai / Ó céus e terra, o seu louvor. / Amém

Bênção Apostólica

Recessional: Ministério da Música.

 

 

Nenhum comentário: