quarta-feira, 17 de março de 2021

Liturgia do 5º Domingo da Quaresma - Ano B

 

Em verdade, em verdade lhes digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto”. 

 

5º Domingo da Quaresma

 

Jr 31.31-34; Sl 51.1-15; Hb 5.7-9; Jo 12.20-33

 

Culto Matutino

 

Dia 21 de março de 2021

 

5º Domingo da Quaresma

 

Adoração

1.      Processional: Ministério da Música.

2.      Saudação e Acolhida:

 

5º Domingo da Quaresma: Na liturgia do 5º Domingo Comum ecoa, com insistência, a preocupação de Deus no sentido de apontar ao homem o caminho da salvação e da vida definitiva. A Palavra de Deus garante-nos que Jesus é o trigo que morreu pela nossa plena Salvação. Precisamos aceitá-lo, segui-lo e viver seu Evangelho. 

 

3.      Oração Inicial

 

1.      Hino de Adoração: Hino 64 – Pastor Divino

 

[3]
Ó Jesus bondoso, escuta,
Nossa humilde petição!
Vem encher o teu rebanho,
De sincera gratidão!
Cantaremos
Tua imensa compaixão!

 

 
[1]
Eis-nos, ó pastor divino,
Todos juntos num lugar,
Como ovelhas, congregados,
Teu auxílio a suplicar,
Sê presente,
O rebanho a apascentar!

[2]
Guia os tristes, fatigados,
Ao aprisco do Senhor!
Leva os tenros cordeirinhos
Nos teus braços bom pastor
Às pastagens
De celeste e doce amor!


Confissão:

Convite a Confissão / Oração silenciosa /  Agradecimento pelo Perdão.

 

 

Louvor:

4.      Ministério da Música (3)

5.      Oração pelos Aniversariantes

6.      Recados

7.      Ofertório. Ministério da Música.

 

Edificação (Liturgia da Palavra)

Primeira leitura: Jr 31.31-34

Leitor: Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

 

Salmo responsorial: Sl 51.1-15. Refrão 10. Cria em mim, ó Deus,

um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.

 

·         3Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. 4Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mau aos teus olhos, de maneira que serás tido por justo no teu falar e puro no teu julgar.

 

·         10. Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável. 11Não me lances fora da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito.

 

·         12Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário. 13Então ensinarei aos transgressores

·         os teus caminhos, e os pecadores se converterão a ti.

 

·         14Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua exaltará a tua justiça. 15Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca manifestará o teu louvor.


Segunda leitura: Hb 5.7-9

Leitor: Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

 

 

Aclamação do Evangelho:

Enquanto, ó Salvador, teu livro ler / Meus olhos vem abrir, pois quero ver / Na mera letra, além, o que, Senhor / Nos revelaste em teu imenso amor. (HE 141)

 

 

Proclamação do Evangelho: Jo 12.20-33

 

20Ora, entre os que foram para adorar durante a festa, havia alguns gregos. 21Estes se dirigiram a Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e lhe pediram: — Senhor, queremos ver Jesus. 22Filipe foi dizê-lo a André, e André e Filipe o comunicaram a Jesus. 23Então Jesus se dirigiu a eles, dizendo: — É chegada a hora de ser glorificado o Filho do Homem.  24Em verdade, em verdade lhes digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto. 25Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo irá preservá-la para a vida eterna. 26Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará. 27 — Agora a minha alma está angustiada,  e o que direi? “Pai, salva-me desta hora”? Não, pois foi precisamente com este propósito que eu vim para esta hora. 28Pai, glorifica o teu nome. Então veio uma voz do céu: — Eu já o glorifiquei e ainda o glorificarei. 29A multidão que ali estava e que ouviu aquela voz dizia ter havido um trovão. Outros diziam: — Foi um anjo que lhe falou. 30Então Jesus explicou: — Não foi por minha causa que veio esta voz, e sim por causa de vocês. 31Chegou o momento de este mundo ser julgado, e agora o seu príncipe será expulso. 32E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim. 33Ele dizia isto, significando com que tipo de morte estava para morrer. 

 

 

 

Leitor: Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

Homilia:

Dedicação:

9.      Ministério da Música: Credo dos Apóstolos.

10.  Oração de dedicação

11.  Liturgia da Eucaristia: A Ceia do Senhor

12.  Oração Final / Pai Nosso /

13.  Bênção Apostólica /

14.  Recessional: Ministério da Música.

 

 

Nenhum comentário: