terça-feira, 9 de março de 2021

Liturgia do 4º Domingo da Quaresma - Ano B



 “Todo aquele que pratica o mal detesta a luz e não se aproxima da luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. 

 

4º Domingo da Quaresma

 

II Cr 36.14-16, 19-23; Sl 137.1-6; Ef 2:4-10; Jo 3.14-21

 

Culto Matutino

 

Igreja Metodista Central de Nova Friburgo

 

Dia 14 de março de 2021

4º Domingo da Quaresma

 

Adoração

1.      Processional: Ministério da Música.

2.      Saudação e Acolhida:

 

4º Domingo da Quaresma: O 4º Domingo da Quaresma é chamado de "Domingo Laetare", ou "Domingo da Alegria". Ele recebe este nome porque na liturgia a Antífona de Entrada da Santa Ceia se diz: "Laetare, Ierusalem..." ("Alegra-te Jerusalém! Reuni-vos, vós todos que a amais; vós que estais tristes, exultai de alegria! Saciai-vos com a abundância de suas consolações"). Isaías 66, 10-11. Este Domingo fala a Alegria da nossa Salvação. Estávamos cativos pelo pecado e fomos salvos pela graça do Senhor. O Evangelho declara hoje: “Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” (Jo 3.17).

 

  

3.      Oração Inicial

 

4.      Hino de Adoração: Hino 204 – Fortalece a Tua Igreja

 

Fortalece a Tua Igreja

Ó bendito Salvador!

Dá-lhe tua plena graça

Vem, renova seu vigor.

Vivifica

Nossas almas, ó Senhor!



Confissão:

Convite a Confissão / Oração silenciosa /  Agradecimento pelo Perdão.

 

 

Louvor:

5.      Ministério da Música (3)

6.      Oração pelos Aniversariantes

7.      Recados

8.      Ofertório. Ministério da Música.

 

Edificação (Liturgia da Palavra)

Primeira leitura: II Cr 36.14-16, 19-23

Leitor: Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

 

Salmo responsorial: Sl 137.1-6. Refrão 6 – “Que a minha língua fique colada ao céu da boca, se eu não me lembrar de você, se eu não preferir Jerusalém à minha maior alegria”.

 

·         1Às margens dos rios da Babilônia, nós nos assentávamos e chorávamos, lembrando-nos de Sião.

 

·         2Nos salgueiros que lá havia, pendurávamos as nossas harpas, 3pois aqueles que nos levaram cativos nos pediam canções, e os nossos opressores queriam que fôssemos alegres, dizendo: “Cantem para nós um dos cânticos de Sião.”

 

·         4Mas como poderíamos entoar um cântico ao Senhor em terra estranha? 5Se eu me esquecer de você, ó Jerusalém, que a minha mão direita se resseque.

 

·         6Que a minha língua fique colada ao céu da boca, se eu não me lembrar de você, se eu não preferir Jerusalém

·         à minha maior alegria.

Segunda leitura: Ef 2:4-10

Leitor: Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

 

 

Aclamação do Evangelho:

Enquanto, ó Salvador, teu livro ler / Meus olhos vem abrir, pois quero ver / Na mera letra, além, o que, Senhor / Nos revelaste em teu imenso amor. (HE 141)

 

 

Proclamação do Evangelho: Jo 3.14-21

 

Jesus disse 14 — E assim como Moisés levantou a serpente  no deserto, assim também é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todo o que nele crê tenha a vida eterna. 16 — Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito,  para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18Quem nele crê não é condenado; mas o que não crê já está condenado, porque não crê no nome do unigênito Filho de Deus. 19A condenação é esta: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. 20Pois todo aquele que pratica o mal detesta a luz e não se aproxima da luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. 21Quem pratica a verdade se aproxima da luz, para que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.

 

 

 

Leitor: Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

Homilia:

Dedicação:

9.      Ministério da Música: Credo dos Apóstolos.

10.  Oração de dedicação

11.  Liturgia da Eucaristia: A Ceia do Senhor

12.  Oração Final / Pai Nosso /

13.  Bênção Apostólica /

14.  Recessional: Ministério da Música.

 

 

Nenhum comentário: