terça-feira, 30 de março de 2021

Liturgia da Quinta-feira Santa

 

Quinta-feira Santa

Páscoa da Ceia do Senhor

1º Dia do Tríduo Pascal


Ex 12.1-14 / Sl 116.12, 13, 14, 17-18 (Refrão: I Co 10.16)

I Co 11.23-26 / João 13.1-15




Igreja Metodista Central

Nova Friburgo - RJ


Dia 01 de abril de 2021


Culto da Quinta-feira Santa


Adoração

1. Processional: Ministério da Música.

2. Saudação e Acolhida: 


Quinta-feira Santa: Este dia dá inicio ao Tríduo Pascal. Hoje lembramos Jesus lavando os pés dos discípulos, tomando a sua ultima páscoa judaica, inaugurando a Ceia do Senhor, Orando no Jardim do Getsêmani, sendo traído por Judas, preso pelos soldados do Templo e levado ao Sinédrio. Hoje Celebramos o Senhor que inaugurou o sacramento que recorda a sua morte na cruz. Este dia chama-se a Páscoa da Ceia. Louvado seja o Senhor Jesus que nos trouxe o Cálice da Salvação.


3. Oração Inicial:



4. Processional: Hino 199 – Vera Páscoa


[1]

Ó Jesus, ó vera Páscoa,

Suspirada dos antigos!

Ó Cordeiro eterno e meigo,

Digna-te assistir aqui!


[2]

Bom Jesus, ó Pão divino!

Pela fé te recebemos.

És nas almas o alimento

Que sustenta o nosso amor.


Confissão:

Oração de Confissão silenciosa. 

Louvor:

5. Ministério da Música (2)

6. Oração pelos Aniversariantes

7. Recados e Visitantes / Ofertório. Ministério da Música.



Edificação:

8. Leitura Bíblica: 

Primeira Leitura: Ex 12.1-14

Leitor: Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus


Salmo Responsorial: Sl 116.12, 13, 14, 17-18. Refrão: I Co 10.16. O cálice da bênção que abençoamos é a comunhão do sangue de Cristo. O pão que partimos é a comunhão do corpo de Cristo.


12Que darei ao SENHOR por todos os seus benefícios para comigo?


13Erguerei o cálice da salvação e invocarei o nome do SENHOR.


14Cumprirei os meus votos ao SENHOR, na presença de todo o seu povo.


17A ti oferecerei sacrifícios de ações de graças e invocarei o nome do SENHOR. 18Cumprirei os meus votos ao SENHOR, na presença de todo o seu povo;


Segunda Leitura: I Co 11.23-26

Leitor: Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus


Aclamação do Evangelho: 

Enquanto, ó Salvador, teu livro ler / Meus olhos vem abrir, pois quero ver / Na mera letra, além, o que, Senhor / Nos revelaste em teu imenso amor. (HE 141)


Proclamação do Evangelho: João 13.1-15

1Antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. 2Durante a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, que traísse Jesus, 3sabendo este que o Pai tinha confiado tudo às suas mãos, e que ele tinha vindo de Deus e voltava para Deus, 4levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, pegando uma toalha, cingiu-se com ela. 5Em seguida Jesus pôs água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha 


com que estava cingido. 6Quando se aproximou de Simão Pedro, este lhe perguntou:

— Vai lavar os meus pés, Senhor? 7Jesus respondeu: — O que eu faço você não compreende agora, mas vai entender depois. 8Então Pedro disse: — O senhor nunca lavará os meus pés! Ao que Jesus respondeu: — Se eu não lavar, você não terá parte comigo. 9Então Pedro lhe pediu: — Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça. 10Jesus respondeu: — Quem já se banhou não precisa lavar nada, a não ser os pés, pois, quanto ao mais, está todo limpo.  E vocês estão limpos, mas não todos. 11Pois ele sabia quem era o traidor. Foi por isso que disse: “Nem todos estão limpos.”

12Depois de lhes ter lavado os pés, Jesus pôs de novo as suas vestimentas e, voltando à mesa, perguntou-lhes: — Vocês compreendem o que eu lhes fiz? 13Vocês me chamam de Mestre e de Senhor e fazem bem, porque eu o sou. 14Ora, se eu, sendo Senhor e Mestre, lavei os pés de vocês, também vocês devem lavar os pés uns dos outros. 15Porque eu lhes dei o exemplo, para que, como eu fiz, vocês façam também.


Homilia:


Dedicação: 

13. Ritual do Lava-Pés

14. Oração de dedicação

15. Ceia do Senhor

16. Oração Final

17. Pai Nosso

18. Bênção Apostólica

19. Recessional: Ministério da Música.

Nenhum comentário: