terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Liturgia do 8º Domingo Comum - Ano C

 


 Não há árvore boa que dê mau fruto,

nem árvore má que dê bom fruto. 

 

8º Domingo Comum - Ano C

Pv 13.1-3 / Sl 92 / I Co 15.54-58 / Lc 6.39-45

Culto Matutino

 

 

 

 

Igreja Metodista Central Nova Friburgo – RJ

 

Dia 27 de fevereiro de 2022

 

 

Culto Matutino – 8º Domingo Comum

 

 

8º Domingo do Tempo Comum: O Evangelho de Hoje deseja que sejamos árvores boas que produzam frutos bons. Que nossos frutos venham auxiliar nosso próximo em amor e restaurar o caído. Que sejamos amorosos como o nosso Mestre Jesus. Que este culto a Deus seja transformador das nossas vidas. Desejamos que nosso coração esteja cheio de amor para que a nossa boca possa falar do que está cheio o nosso coração.

 

Adoração

Processional: Ministério da Música.

Saudação e Acolhida:

Oração Inicial:

 

Hino de Adoração: Hino 65 – Vem Espírito Divino

Caixa de Texto: [3]
Vem, reveste a tua Igreja
De energia e luz;
Vem, atrai os pecadores
Ao Senhor Jesus!

[4]
Maravilhas grandiosas
Outros povos têm;
Bênçãos venham, semelhantes,
Sobre nós também!

Sarah Poulton Kalley
[1]
Vem, Espírito divino,
Grande ensinador;
Vem, revela às nossas almas
Cristo, o Salvador!

Santo Espírito

Ouve, com favor!

Em poder e graça insigne,

Mostra o teu amor!


[2]
Vem, destrói os alicerces
Do viver falaz,
Aos errados concedendo
Salvação e paz!

Confissão:

Convite à Confissão: Deus é fiel e justo para perdoar pecados confessados:  Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós próprios e faltamos à verdade; mas, se confessarmos que somos pecadores, Deus é fiel e justo, e há de perdoar-nos os pecados e purificar-nos de todo o mal. (1 Jo 1.8-9)

·         Oração silenciosa e Proclamação do perdão.

 

Louvor:

Ministério da Música

Oração pelos Aniversariantes / Recados e Visitantes

Ofertório. Ministério da Música.

Doxologia: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,

Como era no princípio, agora e sempre.

Edificação:

Primeira Leitura: Pv 13.1-3

Leitor: Esta é a Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 92. Refrão 1,2 – “Bom é render graças ao SENHOR e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo,  anunciar de manhã a tua misericórdia e, durante as noites, a tua fidelidade”

 

 

 

·         Bom é render graças ao SENHOR e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo,  2 anunciar de manhã a tua misericórdia e, durante as noites, a tua fidelidade” 3 com instrumentos de dez cordas, com saltério e com a solenidade da harpa. 4 Pois me alegraste, SENHOR, com os teus feitos; exultarei nas obras das tuas mãos. 5 Quão grandes, SENHOR, são as tuas obras! Os teus pensamentos, que profundos!

 

·         6 O inepto não compreende, e o estulto não percebe isto: 7 ainda que os ímpios brotam como a erva, e florescem todos os que praticam a iniqüidade, nada obstante, serão destruídos para sempre; 8 tu, porém, SENHOR, és o Altíssimo eternamente.

 

·         9 Eis que os teus inimigos, SENHOR, eis que os teus inimigos perecerão; serão dispersos todos os que praticam a iniqüidade.10 Porém tu exaltas o meu poder como o do boi selvagem; derramas sobre mim o óleo fresco. 11 Os meus olhos vêem com alegria os inimigos que me espreitam, e os meus ouvidos se satisfazem em ouvir dos malfeitores que contra mim se levantam.

 

·         12 O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. 13 Plantados na Casa do SENHOR, florescerão nos átrios do nosso Deus. 14 Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor, 15 para anunciar que o SENHOR é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça.

 

 

Segunda Leitura: I Co 15.54-58

Leitor: Esta é a Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

 

Aclamação do Evangelho:

Enquanto, ó Salvador, teu livro ler / Meus olhos vem abrir, pois quero ver / Na mera letra, além, o que, Senhor / Nos revelaste em teu imenso amor / À beira-mar, Jesus, partiste o pão/ Satisfazendo ali a multidão;/ Da vida o Pão és tu: vem, pois, assim,/ Nutrir-me até entrar no céu, enfim.(HE 141)

 

Proclamação do Evangelho: Lc 6.39-45

 

 

 

 

39Jesus lhes contou também uma parábola: — Será que um cego pode guiar outro cego? Não é fato que ambos cairão num buraco? 40 — O discípulo  não está acima do seu mestre; todo aquele, porém, que for bem-instruído será como o seu mestre. 41 — Por que você vê o cisco no olho do seu irmão, mas não repara na trave que está no seu próprio olho? 42Como você poderá dizer a seu irmão: “Deixe, irmão, que eu tire o cisco que está no seu olho”, se você não repara na trave que está no seu próprio olho? Hipócrita! Tire primeiro a trave do seu olho e então você verá claramente para tirar o cisco que está no olho do seu irmão. 43 — Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. 44Porque cada árvore é conhecida pelos frutos que produz. Porque não se colhem figos de ervas daninhas, nem se apanham uvas dos espinheiros. 45A pessoa boa tira o bem do bom tesouro do coração, e a pessoa má tira o mal do mau tesouro; porque a boca fala do que está cheio o coração.

 

 

 

 

 

 

 

Leitor: Esta é a Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

Homilia: ___

 

Dedicação:

Oração de dedicação

Credo Apostólico

Oração Final

Oração do Pai Nosso

Hino 83 – Doxologia

A Deus, supremo benfeitor, / A Deus o Filho, a Deus o Pai, / A Deus Espírito, entoai / Ó céus e terra, o seu louvor. / Amém.

 

Bênção Apostólica

Recessional: Ministério da Música.

 

 

 

Nenhum comentário: