terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Liturgia do 7º Domingo Comum - Ano C

 


7º Domingo Comum - Ano C

1Sm 26.2.7-9,12-13.22-23 / Sl 103 / I Co 15.45-49 / Lc 6.27-38

 

Culto Matutino

Culto Matutino – 7º Domingo Comum

 

7º Domingo do Tempo Comum: O Senhor é Bondoso e Compassivo e nesta Santo Domingo Ele nos ensina a sermos bondosos e compassivos para com todas as pessoas, inclusive para com nossos inimigos. O amor precisa ser a norma da nossa vida cristã. Que saiamos deste culto mais bondosos, misericordiosos e compassivos assim como o Evangelho nos ensina.

 

Adoração

Processional: Ministério da Música.

Saudação e Acolhida:

Oração Inicial:

 

Hino de Adoração: Hino 386 – Bondoso Amigo.

Caixa de Texto: [3]
Cristo é verdadeiro amigo,
Disto prova nos mostrou:
Para nos salvar da morte,
Sobre a cruz ele expirou.
Derramou precioso sangue,
Para as manchas nos lavar;
Paz em vida e no futuro
Já podemos alcançar!


Rev. Robert Hawkey Moreton[1]
Que bondoso amigo é Cristo!
Revelou-nos seu amor,
E nos diz que lhe entreguemos
Os cuidados sem temor.
Falta ao coração dorido
Gozo, paz, consolação?
É porque não insistimos
Com Jesus em oração.


[2]
Andas triste e carregado
De pesares e de dor?
A Jesus, refúgio eterno,
Vai, com fé, teu mal expor.
Teus amigos te desprezam?
Conta-lhe isso em oração;
E do seu amor supremo,
Encherás o coração.


Confissão:

Convite à Confissão: Podemos cair em pecado, mas Jesus é Deus para nos levantar novamente:  Se alguém cair em pecado, temos quem nos defenda junto do Pai, Jesus Cristo, o justo. (1 J0 2.1)

 

Oração silenciosa e Proclamação do perdão.

 

Louvor:

Ministério da Música

Oração pelos Aniversariantes / Recados e Visitantes

Ofertório. Ministério da Música.

Doxologia: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,

Como era no princípio, agora e sempre.

 

Edificação:

Primeira Leitura: 1Sm 26.2.7-9,12-13.22-23

Leitor: Esta é a Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 103. Refrão 8 - 8Senhor é compassivo e bondoso; tardio em irar-se e rico em bondade.

 

·         1Bendiga, minha alma, o Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. 2Bendiga, minha alma, o Senhor, e não se esqueça de nem um só de seus benefícios.

 

·         3Ele é quem perdoa todas as suas iniquidades; quem cura todas as suas enfermidades; 4quem da cova redime a sua vida e coroa você de graça e misericórdia.

 

·         5É ele quem enche de bens a sua vida, de modo que a sua mocidade se renova como a da águia. 6Senhor faz justiça e julga todos os oprimidos.  10Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui conforme as nossas iniquidades.

 

·         12Quanto o Oriente está longe do Ocidente, assim ele afasta de nós as nossas transgressões. 13Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem.

 

 

Segunda Leitura: I Co 15.45-49

Leitor: Esta é a Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

Aclamação do Evangelho:

Enquanto, ó Salvador, teu livro ler / Meus olhos vem abrir, pois quero ver / Na mera letra, além, o que, Senhor / Nos revelaste em teu imenso amor / À beira-mar, Jesus, partiste o pão/ Satisfazendo ali a multidão;/ Da vida o Pão és tu: vem, pois, assim,/ Nutrir-me até entrar no céu, enfim.(HE 141)

 

Proclamação do Evangelho: Lc 6.27-38

 

 

 

 

27 — Digo, porém, a vocês que me ouvem: amem os seus inimigos, façam o bem aos que odeiam vocês. 28Abençoem aqueles que os amaldiçoam, orem pelos que maltratam vocês. 29Ao que lhe bate numa face, ofereça também a outra; e, ao que lhe tirar a capa, deixe que leve também a túnica. 30Dê a todo o que lhe pedir alguma coisa; e, se alguém levar o que é seu, não exija que seja devolvido. 31Façam aos outros o mesmo que vocês querem que eles façam a vocês. 32 — Se vocês amam aqueles que os amam, que recompensa terão? Porque até os pecadores amam aqueles que os amam. 33Se fizerem o bem aos que lhes fazem o bem, que recompensa terão? Até os pecadores fazem isso. 34E, se emprestam àqueles de quem esperam receber, que recompensa terão? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto. 35Vocês, porém, amem os seus inimigos, façam o bem e emprestem, sem esperar nada em troca; vocês terão uma grande recompensa e serão filhos do Altíssimo. Pois ele é bondoso até para os ingratos e maus. 36Sejam misericordiosos, como também é misericordioso o Pai de vocês. 37 — Não julguem e vocês não serão julgados; não condenem e vocês não serão condenados; perdoem e serão perdoados; 38deem e lhes será dado; boa medida, prensada, sacudida e transbordante será dada a vocês; porque com a medida com que tiverem medido vocês serão medidos também.

 

 

 

 

 

 

 

Leitor: Esta é a Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

Homilia: ___

 

Dedicação:

Oração de dedicação

Credo Apostólico

Oração Final

Oração do Pai Nosso

Hino 83 – Doxologia

A Deus, supremo benfeitor, / A Deus o Filho, a Deus o Pai, / A Deus Espírito, entoai / Ó céus e terra, o seu louvor. / Amém.

 

Bênção Apostólica

Recessional: Ministério da Música.

Nenhum comentário: