terça-feira, 8 de março de 2022

Liturgia do 3º Domingo da Quaresma - Ano C

 





3º Domingo da Quaresma - Ano C

Êx 3,1-8, 13-15 / Sl 103 / I Co 10.1-6,10-12 /  Lc 13.1-9

 

Culto Matutino

 

 

3º Domingo da Quaresma

3º Domingo da Quaresma: Nesta terceira etapa em caminho a Páscoa o Senhor nos fala de Conversão e Arrependimento. Isso nos leva a libertação. O Senhor é bondoso e compassivo e insiste em nossa conversão e mudança de vida. Se não aceitarmos o convide de arrependimento, todos nós pereceremos. Por isso a Liturgia nos convida a refletir sobre a necessidade de retorno para Deus.

 

Adoração

Processional: Ministério da Música.

Saudação e Acolhida:

Oração Inicial:

 

Hino de Adoração: Hino 386 – Bondoso Amigo

Cristo é verdadeiro amigo,
Disto prova nos mostrou:
Para nos salvar da morte,
Sobre a cruz ele expirou.
Derramou precioso sangue,
Para as manchas nos lavar;
Paz em vida e no futuro
Já podemos alcançar!

 

 
 

Caixa de Texto:  Que bondoso amigo é Cristo!
Revelou-nos seu amor,
E nos diz que lhe entreguemos
Os cuidados sem temor.
Falta ao coração dorido
Gozo, paz, consolação?
É porque não insistimos
Com Jesus em oração.

Andas triste e carregado

De pesares e de dor?
A Jesus, refúgio eterno,
Vai, com fé, teu mal expor.
Teus amigos te desprezam?
Conta-lhe isso em oração;
E do seu amor supremo,
Encherás o coração.

 

Confissão:

Convite à Confissão: E por causa do nome do Senhor que somos perdoados: Salmo 25.11   Por causa do teu nome, SENHOR, perdoa a minha iniquidade, que é grande.

 

·         Oração silenciosa e Proclamação do perdão.

 

Louvor:

Ministério da Música

Oração pelos Aniversariantes / Recados e Visitantes

Ofertório. Ministério da Música.

Doxologia: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,

Como era no princípio, agora e sempre.

 

Edificação:

Primeira Leitura: Êx 3,1-8, 13-15

Leitor: Esta é a Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Salmo 103. Refrão 8. O SENHOR é misericordioso, compassivo e longânimo.

 

·         1 Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. 2 Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios.

 

·         3 Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades; quem sara todas as tuas enfermidades; 4 quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e misericórdia; 5 quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia.

 

·         6 O SENHOR faz justiça e julga a todos os oprimidos. 7 Manifestou os seus caminhos a Moisés e os seus feitos aos filhos de Israel. 8 O SENHOR é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno.

 

·         9 Não repreende perpetuamente, nem conserva para sempre a sua ira. 10 Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniquidades. 11 Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. 12 Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões. 13 Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem. 14 Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó.

 

Segunda Leitura: I Co 10.1-6,10-12

Leitor: Esta é a Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

 

Aclamação do Evangelho:

Enquanto, ó Salvador, teu livro ler / Meus olhos vem abrir, pois quero ver / Na mera letra, além, o que, Senhor / Nos revelaste em teu imenso amor / À beira-mar, Jesus, partiste o pão/ Satisfazendo ali a multidão;/ Da vida o Pão és tu: vem, pois, assim,/ Nutrir-me até entrar no céu, enfim.(HE 141)

 

 

Proclamação do Evangelho: Lucas 13.1-9

 

 

 

 

1Naquela mesma ocasião, estavam ali algumas pessoas que falaram para Jesus a respeito dos galileus cujo sangue Pilatos havia misturado com os sacrifícios que os mesmos realizavam. 2Então Jesus lhes disse: — Vocês pensam que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem padecido estas coisas?  3Digo a vocês que não eram; se, porém, não se arrependerem, todos vocês também perecerão. 4E, quanto àqueles dezoito sobre os quais desabou a torre de Siloé e os matou, vocês pensam que eles eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? 5Digo a vocês que não eram; mas, se não se arrependerem, todos vocês também perecerão. 6E Jesus contou a seguinte parábola: — Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e, vindo procurar fruto nela, não achou. 7Então disse ao homem que cuidava da vinha: “Já faz três anos que venho procurar fruto nesta figueira e não encontro nada. Portanto, corte-a! Por que ela ainda está ocupando inutilmente a terra?” 8Mas o homem que cuidava da vinha respondeu: “Senhor, deixe-a ainda este ano, até que eu escave ao redor dela e ponha estrume. 9Se vier a dar fruto, muito bem. Se não der fruto, o senhor poderá cortá-la.”

 

 

Leitor: Esta é a Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

Homilia: ___

 

Dedicação:

Oração de dedicação

Credo Apostólico

Ritual da Ceia do Senhor.

Oração Final

Oração do Pai Nosso

Hino 83 – Doxologia

A Deus, supremo benfeitor, / A Deus o Filho, a Deus o Pai, / A Deus Espírito, entoai / Ó céus e terra, o seu louvor. / Amém.

 

Bênção Apostólica / Recessional: Ministério da Música.

Nenhum comentário: