terça-feira, 23 de novembro de 2021

Liturgia do 1º Domingo do Advento

 


Tema: Vigilância

 

Exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima.

 

 

1º Domingo do Advento - Ano C

Jr 33:14-16 /  Sl 25 / 1 Ts 3.9-4.2 /  Lc 21:25-28, 34-36.

 

Culto Matutino

 

 

Igreja Metodista Central Nova Friburgo – RJ

 

Dia 28 de novembro de 2021

 

 

Culto Matutino – 1º Domingo do Advento

 

 

Adoração:

Processional:

Saudação e Acolhida:

Oração Inicial:

 

1º Domingo do Advento: O tema do primeiro domingo do Advento é a Vigilância. Assim como as profecias foram cumpridas e Jesus nasceu em Belém, assim também as profecias sobre sua segunda vinda serão cumpridas e Jesus voltará para buscar a Igreja. Nossa fé precisa estar sempre acessa pela Graça do Senhor e pelo fogo do Espírito Santo. Jesus nasceu! Jesus morreu e ressuscitou! Jesus Voltará para buscar a Igreja! Que sejamos vigilantes fazendo a vontade do Senhor e andando em santidade e justiça.

 

Hino de Adoração:  Advento é tempo de preparação.

 

Galhos secos imagem de stock. Imagem de galho, tronco - 641622111. Advento é tempo de preparação,
de abrir caminhos para o Deus criança.
É estar disposto a ajudar um irmão
e a uma irmã encher de esperança.
Advento é tempo de avaliação,
de unir caminhos e a acertar estradas.
É tempo certo p'ra pedir perdão
e perdoar, seguindo de mãos dadas.

2. Advento é tempo de transformação,
mudar caminhos para um mundo novo.
É ver que o amor de Deus é doação,
e a novidade é para todo o povo.
Advento é tempo de decoração,
florir caminhos, aplainar colinas.
Encher de amor e luz o coração
para espalhar nas noites natalinas.
Hinário Luterano – Hino 308 - Autor da Letra e Melodia: Edson Ponick.

Confissão:

Convite à Confissão: Confessemos os pecados buscando o perdão de Deus. Salmo 139.23,24 diz:  Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno”.

 

Oração silenciosa e Proclamação do perdão.

 

Louvor:

Ministério da Música

Oração pelos Aniversariantes / Recados e Visitantes

Ofertório. Ministério da Música.

 

Doxologia: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,

Como era no princípio, agora e sempre.

 

Edificação:

Primeira Leitura: Jr 33:14-16

Leitor: Esta é a Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Salmo 25.4-5,8-14. Refrão 1A ti, Senhor, elevo a minha alma.”.

 

·         4Faze-me conhecer os teus caminhos, Senhor; ensina-me as tuas veredas. 5Guia-me na tua verdade e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação, em quem eu espero todo o dia.

 

·         8Bom e reto é o Senhor, por isso aponta o caminho aos pecadores. 9Guia os humildes na justiça e ensina aos mansos o seu caminho. 10Todas as veredas do Senhor são misericórdia e verdade para os que guardam a sua aliança e os seus testemunhos.

 

·         11Por causa do teu nome, Senhor, perdoa a minha iniquidade, que é grande. 12Àquele que teme o Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher. 13Na prosperidade repousará a sua alma, e a sua descendência herdará a terra.

 

·         14Senhor confia o seu segredo aos que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança.

 

 

Segunda Leitura: 1 Ts 3.9-4.2

Leitor: Esta é a Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

 

Aclamação do Evangelho (congregação em pé):

“Conta-me a história de Cristo / Grava-a no meu coração; / Conta-me a história inaudita / De graça, paz e perdão / Conta como Ele, encarnado / veio no mundo morar; / aos pecadores, indignos / de Deus o amor revelar”.                              Henry Maxwell Wright A História de Cristo - Hino 02 (1ª estrofe).

 

Proclamação do Evangelho: Lucas 21.25-28, 34-36

25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; sobre a terra, angústia entre as nações em perplexidade por causa do bramido do mar e das ondas; 26   haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo; pois os poderes dos céus serão abalados. 27   Então, se verá o Filho do Homem vindo numa nuvem, com poder e grande glória. 28   Ora, ao começarem estas coisas a suceder, exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se apro xima. 34   Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as consequências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço. 35   Pois há de sobrevir a todos os que vivem sobre a face de toda a terra. 36   Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem.

 

 

 

 

 

Leitor: Esta é a Palavra do Senhor

9 ideias de Religioso | presépios, desenhos biblicos, nascimento de jesusTodos: Graças a Deus.

Homilia: ___

 

Dedicação:

Oração de dedicação

Credo Apostólico

Ritual da Ceia do Senhor

Oração Final

Oração do Pai Nosso

Hino 83 – Doxologia

A Deus, supremo benfeitor, / A Deus o Filho, a Deus o Pai, / A Deus Espírito, entoai / Ó céus e terra, o seu louvor. / Amém.

 

Bênção Apostólica

Recessional: Ministério da Música.

 

Nenhum comentário: