terça-feira, 14 de setembro de 2021

Liturgia do 25º Domingo do Tempo Comum - Ano B


25º Domingo Comum - Ano B

Êx 16.2-7; Sl 54.1-6; Tg 3.16-4.3; Mc 9.30-37

Culto Matutino

Igreja Metodista Central Nova Friburgo - RJ

 

Dia 19 de setembro de 2021

  Culto Matutino – 25º Domingo Comum

 

Adoração

Processional: Ministério da Música.

Saudação e Acolhida:

Oração Inicial:

 

25º Domingo do Tempo Comum: A liturgia deste domingo fala sobre o ministério do Senhor Jesus em Jerusalém. Sofreria e será crucificado. Mas os discípulos estão apenas preocupados em saber quem é o maior. Jesus ensina a humildade através da figura de uma criança. Ele deixa claro que se alguém quer ser o primeiro, será o último e servo de todos. A missão da Igreja é ser serva para a glória de Deus e para a cura do mundo.

 

Hino de Adoração: Hino 216 – A Velha História

Se o brilho deste mundo
Toldar do eterno a luz,
Oh! Narra com ternura
A história de Jesus!
E quando, enfim, a aurora
Do mundo-além raiar,
Recorda a velha história:
Que Deus me quis salvar!

 

Sarah Poulton Kalley                                             

 

 

 

Conta-me a velha história
Do grande Salvador;
De Cristo e sua vida,
De Cristo e seu amor.
Com pausa e paciência,
Pois quero penetrar
A altura do mistério:
Que Deus me pode amar.


Conta-me a velha história,

Que fala ao coração,

De Cristo e sua glória,

De Cristo e seu perdão!

 

Fala-me com doçura
Do amado Redentor,
A mim, que tanto sofro
Por ser um pecador.
Querendo consolar-me,
Em tempo de aflição,

Oh! Conta a velha história
Que alegra o coração!

 

Confissão:

Convite à Confissão: Confessamos os nossos pecados ao Senhor. Somente Jesus pode nos salvar do domínio do pecado. Em Mateus 1.21 está escrito:  ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.

Oração silenciosa. / Proclamação do perdão.

 

Louvor:

Ministério da Música

Oração pelos Aniversariantes / Recados e Visitantes

Ofertório. Ministério da Música.

Doxologia: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,

Como era no princípio, agora e sempre.

 

Edificação:

Primeira Leitura: Êx 16.2-7

Leitor: Esta é a Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Salmo 54.1-4,6– Refrão 4 - Deus é o meu ajudador, o Senhor é quem me sustenta a vida.

 

·         1Ó Deus, salva-me, pelo teu nome, e faze-me justiça pelo teu poder. 2Escuta, ó Deus, a minha oração, dá ouvidos às palavras da minha boca.

 

·         3Pois contra mim se levantam os insolentes, e os violentos procuram tirar-me a vida; eles não têm Deus diante de si.

 

·         4Eis que Deus é o meu ajudador, o Senhor é quem me sustenta a vida.

 

·         6Eu te oferecerei sacrifícios voluntariamente; louvarei o teu nome, ó Senhor, porque é bom.

 

Segunda Leitura: Tg 3.16-4.3

Leitor: Esta é a Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

 

 

Aclamação do Evangelho:

Enquanto, ó Salvador, teu livro ler / Meus olhos vem abrir, pois quero ver / Na mera letra, além, o que, Senhor / Nos revelaste em teu imenso amor / À beira-mar, Jesus, partiste o pão/ Satisfazendo ali a multidão;/ Da vida o Pão és tu: vem, pois, assim,/ Nutrir-me até entrar no céu, enfim.(HE 141)

Proclamação do Evangelho: Mc 9.30-37

30E, tendo saído dali, passavam pela Galileia, e Jesus não queria que ninguém o soubesse, 31porque ensinava os seus discípulos e lhes dizia: — O Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens, e estes o matarão; mas, três dias depois da sua morte, ressuscitará. 32Eles, porém, não compreendiam isto e tinham medo de perguntar. 33Chegaram, então, a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou aos discípulos: — Sobre o que vocês estavam discutindo no caminho? 34Mas eles se calaram, porque, no caminho, tinham discutido entre si sobre quem era o maior. 35E Jesus, assentando-se, chamou os doze e lhes disse: — Se alguém quer ser o primeiro, será o último e servo de todos.  36Trazendo uma criança, colocou-a no meio deles e, tomando-a nos braços, disse-lhes: 37 — Quem receber uma criança, tal como esta, em meu nome, recebe a mim; e quem receber a mim,  não é a mim que recebe, mas aquele que me enviou.

 

 

Leitor: Esta é a Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

Homilia: ________________________

 

Dedicação:

Credo Apostólico

Oração de dedicação

Oração Final

Oração do Pai Nosso

Hino 83 – Doxologia

A Deus, supremo benfeitor, / A Deus o Filho, a Deus o Pai, / A Deus Espírito, entoai / Ó céus e terra, o seu louvor. / Amém.

 

Bênção Apostólica

Recessional: Ministério da Música.

Nenhum comentário: