quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Liturgia do 21º Domingo Comum - Ano B


 -Senhor, para quem iremos?

O senhor tem as palavras da vida eterna,

e nós temos crido e conhecido que o senhor é o

Santo de Deus.

 

21º Domingo Comum - Ano B

Js 24.1,2,15-18 / Sl 34.2-3, 16-22 / Ef 5.21-32 / Jo 6.60-69.

 

Culto Matutino

 

 

 

Dia 22 de agosto de 2021

Culto Matutino – 21º Domingo Comum

 

Adoração

Processional: Ministério da Música.

Saudação e Acolhida:

Oração Inicial:

 

21º Domingo do Tempo Comum: A liturgia do 21º Domingo do Tempo Comum fala-nos de opções. Recorda-nos que a nossa existência pode ser gasta a perseguir valores efêmeros e estéreis, ou a apostar nesses valores eternos que nos conduzem à vida definitiva, à realização plena. Cada homem e cada mulher têm, dia a dia, de fazer a sua escolha. Que possamos falar como Pedro: - Senhor, para quem iremos? O senhor tem as palavras da vida eterna, e nós temos crido e conhecido que o senhor é o Santo de Deus.

 

 

Hino de Adoração: Hino 183 -  Plena Consagração

 

[2]

Tudo a ti, Jesus, consagro;

Pois, eu sinto o teu amor
Transformar a minha vida
 E meu coração, Senhor!

 

[3]

Tudo a ti, Jesus, consagro;
Quanto gozo, meu Senhor!
Paz perfeita, paz completa!
Glória, glória ao Salvador!

Rev. Salomão Luis Ginsburg

 

 

 
[1] 

Tudo a ti, Jesus, consagro;

Tudo, tudo deixarei;

Resoluto, mas submisso,

Sempre a ti eu seguirei!


Tudo deixarei!

Tudo entregarei,

Sim, A ti, Jesus bondoso,

Sempre seguirei!

 

 

 

Confissão:

Convite à Confissão: Confessemos nossos pecados a Deus suplicando a purificação no sangue de Jesus como nos diz o Salmo 51. 2,3,9 : Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Esconde o teu rosto dos meus [pecado]s, e apaga todas as minhas iniquidades.

 

Oração silenciosa. / Proclamação do perdão.

 

Louvor:

Ministério da Música

Oração pelos Aniversariantes / Recados e Visitantes

Ofertório. Ministério da Música.

Doxologia: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,

Como era no princípio, agora e sempre.

 

Edificação:

Primeira Leitura: Js 24.1,2,15-18

Leitor: Esta é a Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Sl 34.2-3, 16-22 – Refrão 8 - Provem e vejam

que o Senhor é bom; bem-aventurado é quem nele se refugia.

 

·         2A minha alma se gloriará no Senhor; os humildes ouvirão isso e se alegrarão.

 

·        3Louvem comigo a grandeza do Senhor, e todos juntos lhe exaltemos o nome. 16O rosto do Senhor está contra os que praticam o mal, para extirpar da terra a memória deles. 

 

·        17Clamam os justos, e o Senhor os escuta e os livra de todas as suas angústias. 18Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado; ele salva os de espírito oprimido.

 

·        19Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra. 20Preserva-lhe todos os ossos, nem um deles sequer será quebrado. 21A desgraça matará o ímpio, e os que odeiam o justo serão condenados. 22O Senhor resgata a alma dos seus servos, e dos que nele confiam nenhum será condenado.

 

Segunda Leitura: Ef 5.21-32

Leitor: Esta é a Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

 

Aclamação do Evangelho:

Enquanto, ó Salvador, teu livro ler / Meus olhos vem abrir, pois quero ver / Na mera letra, além, o que, Senhor / Nos revelaste em teu imenso amor / À beira-mar, Jesus, partiste o pão/ Satisfazendo ali a multidão;/ Da vida o Pão és tu: vem, pois, assim,/ Nutrir-me até entrar no céu, enfim.(HE 141)

 

Proclamação do Evangelho: Jo 6.60-69.

60Muitos dos seus discípulos, tendo ouvido tais palavras, disseram: — Duro é este discurso; quem pode suportá-lo? 61Mas Jesus, sabendo por si mesmo que os seus discípulos murmuravam a respeito do que ele havia falado, disse-lhes: — Isto escandaliza vocês? 62Que acontecerá, então, se virem o Filho do Homem subir para o lugar onde primeiro estava? 63O Espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita. As palavras que eu lhes tenho falado são espírito e são vida. 64Mas há descrentes entre vocês. Ora, Jesus sabia, desde o princípio, quais eram os que não criam e quem iria traí-lo. 65E prosseguiu: — Por causa disto é que falei para vocês que ninguém poderá vir a mim, se não lhe for concedido pelo Pai.  66Diante disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele. 67Então Jesus perguntou aos doze: — Será que vocês também querem se retirar? 68Simão Pedro respondeu: — Senhor, para quem iremos? O senhor tem as palavras da vida eterna, 69e nós temos crido e conhecido que o senhor é o Santo de Deus.

 

Leitor: Esta é a Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

Homilia: ________________________

 

Dedicação:

Credo Apostólico

Oração de dedicação

Oração Final

Oração do Pai Nosso

Hino 83 – Doxologia

A Deus, supremo benfeitor, / A Deus o Filho, a Deus o Pai, / A Deus Espírito, entoai / Ó céus e terra, o seu louvor. / Amém.

 

Bênção Apostólica

Recessional: Ministério da Música.

 

Nenhum comentário: