terça-feira, 10 de agosto de 2021

Liturgia do 20º Domingo do Tempo Comum - Ano B

  

20º Domingo Comum - Ano B

Pv 9.1-6 / Sl 34.1,3, 10-15 / Ef 5.15-20 / Jo 6.51-58

Culto Matutino

 

Igreja Metodista Central Nova Friburgo - RJ

 

Dia 15 de agosto de 2021

 Culto Matutino – 20º Domingo Comum

 Adoração

Processional: Ministério da Música.

Saudação e Acolhida:

Oração Inicial:

 

20º Domingo do Tempo Comum: O Evangelho deste domingo nos leva ao mistério do Corpo e do Sangue do Senhor. Alimentamos-nos de Cristo e temos vida eterna. A Igreja é desafiada a se alimentar na Mesa da Palavra e na Mesa da Eucaristia. Quem comer o Pão que é Jesus terá vida eterna. Celebremos hoje Jesus, o Pão vivo que desceu do céu.

 

 

Hino de Adoração: Hino 91 -  Hora Bendita

 

[3]
Bendita a hora de oração,
De santa paz e comunhão!
Desejo, enquanto aqui me achar,
Com fé constante, humilde orar;
E enfim no resplendor de Deus,
Na glória dos mais altos céus,
Lembrar-me-ei com gratidão
Das horas suaves de oração.

              

                Sarah Poulton Kalley

 

 
[1]
Bendita a hora de oração,
Que acalma o aflito coração,
Que leva ao trono de Jesus
Os rogos para auxílio e luz!
Em tempos de cuidado e dor
Refúgio tenho em meu Senhor;
Vencendo o ardil e a tentação,
Bendigo a hora de oração.

[2]
Bendita a hora de oração,
Quando a fervente petição
Sobe ao benigno Salvador,
Que atende à voz do meu clamor!
Jesus me ordena a recorrer
Ao seu amor, ao seu poder;
Contente e sem perturbação
Eu busco a hora de oração.

 

 

 

Confissão:

Convite à Confissão: Confessemos os nossos pecados ao Senhor, assim com fez Davi no Salmo 38.18: Confesso a minha iniquidade; entristeço-me por causa do meu pecado.

Oração silenciosa. / Proclamação do perdão.

 

Louvor:

Ministério da Música

Oração pelos Aniversariantes / Recados e Visitantes

Ofertório. Ministério da Música.

 

Edificação:

Primeira Leitura: Pv 9.1-6

Leitor: Esta é a Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Salmo 34.1-3,10-15 Refrão 8 - Provem e vejam que o Senhor é bom; bem-aventurado é quem nele se refugia.

 

·         1Bendirei o Senhor em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios. 2A minha alma se gloriará no Senhor; os humildes ouvirão isso e se alegrarão. 3Louvem comigo a grandeza do Senhor, e todos juntos lhe exaltemos o nome.

 

·         10Os leõezinhos passam necessidade e sentem fome, porém aos que buscam o Senhor bem nenhum lhes faltará.

 

·         11Venham, meus filhos, e escutem; eu lhes ensinarei o temor do Senhor. 12Quem de vocês ama a vida e quer longevidade para ver o bem? 13Refreie a língua do mal e os lábios de falarem palavras enganosas. 14Afaste-se do mal e pratique o bem; procure a paz e empenhe-se por alcançá-la.

 

·         15Os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos ao seu clamor.

 

Segunda Leitura: Ef 5.15-20

Leitor: Esta é a Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

Aclamação do Evangelho:

Enquanto, ó Salvador, teu livro ler / Meus olhos vem abrir, pois quero ver / Na mera letra, além, o que, Senhor / Nos revelaste em teu imenso amor / À beira-mar, Jesus, partiste o pão/ Satisfazendo ali a multidão;/ Da vida o Pão és tu: vem, pois, assim,/ Nutrir-me até entrar no céu, enfim.(HE 141)

 

Proclamação do Evangelho: Jo 6.51-58

51Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá eternamente. E o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne. 52Então os judeus começaram a discutir entre si, dizendo: — Como é que este pode nos dar a sua própria carne para comer? 53Jesus respondeu: — Em verdade, em verdade lhes digo que, se vocês não comerem a carne do Filho do Homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em vocês mesmos. 54Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55Pois a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida. 56Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu permaneço nele. 57Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo por causa do Pai, também quem de mim se alimenta viverá por mim. 58Este é o pão que desceu do céu, em nada semelhante àquele que os pais de vocês comeram e, mesmo assim, morreram; quem comer este pão viverá eternamente.

Leitor: Esta é a Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

Homilia: ________________________

 

Dedicação:

Credo Apostólico

Oração de dedicação

Oração Final e Pai Nosso

Hino 83 – Doxologia

A Deus, supremo benfeitor, / A Deus o Filho, a Deus o Pai, / A Deus Espírito, entoai / Ó céus e terra, o seu louvor. / Amém.

 

Bênção Apostólica

Recessional: Ministério da Música.

Nenhum comentário: