terça-feira, 20 de abril de 2021

Liturgia do 4º Domingo da Páscoa - Ano B - Jesus o Bom Pastor

 


“Eu sou o bom pastor”


 4º Domingo da Páscoa - Ano A

At 4.8-12; Sl 118.1,8,21-23,26-29; 1 Jo 3.1,2; Jo 10.11-18

 

Domingo do Bom Pastor

 

Culto Matutino

 

Igreja Metodista Central

Nova Friburgo - RJ

 

Dia 25 de abril de 2019

 

 

Culto Matutino

 

 

Adoração

1.      Processional: Ministério da Música.

2.      Saudação e Acolhida:

3.      Oração Inicial:

 

4º Domingo da Páscoa – Ano B: O 4º Domingo da Páscoa é considerado o “Domingo do Bom Pastor”, pois todos os anos a liturgia propõe, neste domingo, um trecho do capítulo 10 do Evangelho segundo João, no qual Jesus é apresentado como “Bom Pastor”. É, portanto, este o tema central que a Palavra de Deus põe, hoje, à nossa reflexão.
O Evangelho apresenta Cristo como “o Pastor modelo”, que ama de forma gratuita e desinteressada as suas ovelhas, até ser capaz de dar a vida por elas. As ovelhas sabem que podem confiar nele de forma incondicional, pois Ele não busca o próprio bem, mas o bem do seu rebanho. O que é decisivo para pertencer ao rebanho de Jesus é a disponibilidade para “escutar” as propostas que Ele faz e segui-lo no caminho do amor e da entrega.

 

4.      Hino de Adoração: Hino 64 – Pastor Divino.

 

[3] Ó Jesus bondoso, escuta,
Nossa humilde petição!
Vem encher o teu rebanho,
De sincera gratidão!
Cantaremos
Tua imensa compaixão!

Sarah Poulton Kalley

 

 
[1] Eis-nos, ó pastor divino,
Todos juntos num lugar,
Como ovelhas, congregados,
Teu auxílio a suplicar,
Sê presente,
O rebanho a apascentar!

[2] Guia os tristes, fatigados,

Ao aprisco do Senhor!
Leva os tenros cordeirinhos
Nos teus braços bom pastor
Às pastagens
De celeste e doce amor!


Confissão:

5.      Convite a Confissão / Oração silenciosa / Agradecimento pelo Perdão.

Portal Luteranos | O BOM PASTORLouvor:

6.      Ministério da Música (1)

7.      Oração pelos Aniversariantes

8.      Recados e Visitantes

9.      Ofertório. Ministério da Música.

 

Edificação:

10.  Primeira Leitura: At 2.14,36-41

Palavra do Senhor

Graças a Deus

 

Salmo Responsorial: Sl 118.1,8,21-23,26-29. Refrão 22 – A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a pedra angular”.

 

·         1Deem graças ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre. 8Melhor é buscar refúgio no Senhor do que confiar nos seres humanos.

 

·         21Graças te dou porque me escutaste e foste a minha salvação.  22A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a pedra angular. 23Isto procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos.

 

·         26Bendito o que vem em nome do Senhor. Da Casa do Senhor, nós os abençoamos. 27O Senhor é Deus, ele é a nossa luz; adornem a festa com ramos até as pontas do altar.

 

·         28Tu és o meu Deus, e eu te louvarei; tu és o meu Deus, eu te exaltarei. 29Deem graças ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.

 

11.  Segunda Leitura: 1 Jo 3.1,2

Palavra do Senhor

Graças a Deus


Aclamação do Evangelho: Enquanto, ó Salvador, teu livro ler / Meus olhos vem abrir, pois quero ver / Na mera letra, além, o que, Senhor / Nos revelaste em teu imenso amor. (HE 141)

 

12.  Anúncio do Evangelho: João 10.11-18

 

11 — Eu sou o bom pastor.  O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. 12O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê o lobo chegando, abandona as ovelhas e foge; então o lobo as arrebata e dispersa. 13O mercenário foge, porque é mercenário e não se importa com as ovelhas. 14Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, 15assim como o Pai me conhece, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. 16Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco. Preciso trazer também estas. Elas ouvirão a minha voz e, então, haverá um só rebanho e um só pastor. 17Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para recebê-la outra vez. 18Ninguém tira a minha vida; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para entregá-la e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai.

 

Palavra do Senhor


Graças a Deus

 

13.  Homilia: Rev. Edson Cortasio Sardinha

 

Dedicação:

14.  Oração de dedicação

15.  Ceia do Senhor

16.  Oração Final

17.  Pai Nosso

18.  Bênção Apostólica

19.  Recessional: Ministério da Música.

 

Nenhum comentário: