terça-feira, 6 de abril de 2021

Liturgia do 2º Domingo da Páscoa

 


“Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente”.

 2º Domingo da Páscoa - Ano B

At 4.32-35; Sl 118.1-4, 5-9, 14-17, 21-29 / 1 Jo 5.1-6 / Jo 20.19-31.

Culto Matutino

 

 Dia 11 de abril de 2021

 

 

Culto Matutino

 

Adoração

1.      Processional: Ministério da Música.

2.      Saudação e Acolhida:

 

2º Domingo da Páscoa: Celebramos no 2º Domingo da Páscoa a aparição do Senhor aos apóstolos onde ministra as bênçãos da ressurreição. Mas também recordamos que foi neste domingo que Ele aparece novamente para ministrar sobre a vida de Tomé que não estava presente na primeira aparição. Louvados o Cristo Misericordioso que não desiste de ninguém.

 

3.      Oração Inicial:

4.      Hino de Adoração: Hino 41 – A Ressurreição de Jesus

 

[3]
Gratos hinos hoje erguei; aleluia!
A Jesus, o grande Rei; aleluia!
Ele à morte quis baixar; aleluia!
Pecadores resgatar; aleluia!
                  Henry Maxwell Wright

 
[1]
Cristo já ressuscitou; aleluia!
Sobre a morte triunfou; aleluia!
Tudo consumado está; aleluia!
Salvação de graça dá; aleluia!

[2]

Sobre a cruz Jesus sofreu; aleluia!
E por nós ali morreu; aleluia!
Mas agora vivo está; aleluia!
Para sempre reinará; aleluia!

 Confissão:

5.      Convite a Confissão:

6.      Oração silenciosa:

7.      Agradecimento pelo Perdão.

 

Louvor:

8.      Ministério da Música (1)

9.      Oração pelos Aniversariantes

10.  Recados / Visitantes / Ofertório. Ministério da Música.

 

Edificação:

12.  Leitura Bíblica:

Primeira Leitura: At 4.32-35

 

Salmo Responsorial: Salmo 118.1-4, 5-9, 14-17, 21-29 – Refrão 1 - Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.

 

·         1Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre. 2Diga, pois, Israel: “Sim, a sua misericórdia dura para sempre.” 3Diga, pois, a casa de Arão: “Sim, a sua misericórdia dura para sempre.” 4Digam, pois, os que temem o Senhor: “Sim, a sua misericórdia dura para sempre.”

 

·         5Na angústia, invoquei o Senhor; e o Senhor me ouviu e me pôs a salvo. 6Senhor está comigo; não temerei. O que é que alguém pode me fazer? 7Senhor está comigo, para me ajudar; por isso, verei a derrota dos meus inimigos. 8Melhor é buscar refúgio no Senhor do que confiar nos seres humanos. 9Melhor é buscar refúgio no Senhor do que confiar em príncipes.

 

·         14Senhor é a minha força e o meu cântico, porque ele me salvou. 15Nas tendas dos justos há voz de júbilo e de salvação: “A mão do Senhor faz proezas. 16A mão do Senhor se eleva, a mão do Senhor faz proezas.” 17Não morrerei; pelo contrário, viverei e contarei as obras do Senhor.

 

·         21Graças te dou porque me escutaste  e foste a minha salvação. 22A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a pedra angular. 23Isto procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos. 24Este é o dia que o Senhor fez; exultemos e alegremo-nos nele. 25Oh! Salva-nos, Senhor, nós te pedimos; oh! Senhor, concede-nos prosperidade! 26Bendito o que vem em nome do Senhor. Da Casa do Senhor, nós os abençoamos. 27Senhor é Deus, ele é a nossa luz; adornem a festa com ramos até as pontas do altar. 28Tu és o meu Deus, e eu te louvarei; tu és o meu Deus, eu te exaltarei. 29Deem graças ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.


13. Segunda Leitura: 1 Jo 5.1-6

 

Aclamação do Evangelho:  A Tua palavra é semente e Tu és o semeador / O meu coração é a terra que Tu semeaste Senhor.

A Tua palavra, A Tua palavra, A Tua palavra, Senhor! A Tua palavra, A Tua palavra, A Tua palavra é amor!

Meditando eu certo dia na Tua palavra Senhor / Senti que do alto descia, a graça do consolador.

 

14. Anúncio do Evangelho: Jo 20.19-31.

19 Ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! 20 E, dizendo isto, lhes mostrou as mãos e o lado. Alegraram-se, portanto, os discípulos ao verem o Senhor. 21 Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. 22 E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. 23 Se de alguns perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; se lhos retiverdes, são retidos. 24 Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. 25 Disseram-lhe, então, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele respondeu: Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei. 26 Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! 27 E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. 28 Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu! 29 Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram. 30 Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. 31 Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.

 

15. Homilia: Rev. Edson Cortasio Sardinha

Dedicação:

16.  Oração de dedicação

17.  Ceia do Senhor

18.  Oração Final

19.  Pai Nosso / Bênção Apostólica

20.  Recessional: Ministério da Música.


Nenhum comentário: