sexta-feira, 20 de março de 2020

Liturgia do Tríduo Pascal - Ano A - Quinta-feira Santa.


Resultado de imagem para icone Jesus lava os pés dos discípulos

Se eu não te lavar, não tens parte comigo”.

TRÍDUO PASCAL
Quinta-feira Santa

Lava-pés e Ceia do Senhor - Ano A

Ex 12.1-14 / Sl 116.12, 13, 14, 17-18 /  I Co 11.23-26 / João 13.1-15

 Dia 09 de abril de 2020

Liturgia da 5ª Feira Santa – Ano A

Adoração:
1.      Processional: Ministério da Música.
2.      Saudação e Acolhida:

Quinta-feira Santa: Na quinta-feira Santa tem inicio o Tríduo Pascal. Caminhamos com o Senhor na Páscoa da Ceia, na Páscoa da Morte e na Páscoa da Ressurreição. Hoje encontramos com Cristo no Cenáculo lavando os pés dos discípulos, celebrando a Páscoa e instituindo a Ceia, a Santa Eucaristia. Logo após, caminhamos até o Getsêmani e encontramos o Senhor traído e preso por nossos pecados. Celebramos o Cordeiro que se entregou por nós.

3.      Oração Inicial:
4.      Hino de Adoração: Hino  199 - Vera Páscoa
[3] Bom Jesus, ó Vinho puro,
De perene gozo a fonte,
Que nossa alma viva sempre
Para ti, de ti, em ti.
 
 

[1] Ó Jesus, ó vera Páscoa,
Suspirada dos antigos!
Ó Cordeiro eterno e meigo,
Digna-te assistir aqui!

[2] Bom Jesus, ó Pão divino!
Pela fé te recebemos.
És nas almas o alimento
Que sustenta o nosso amor.

      3] Bom Jesus, ó Vinho puro,
      De perene gozo a fonte,
     Que nossa alma viva sempre
      Para ti, de ti, em ti.



Confissão:
5.      Convite a Confissão:
6.      Oração silenciosa:
7.      Agradecimento pelo Perdão.

Louvor:
8.      Ministério da Música (1)
9.      Oração pelos Aniversariantes
10.  Recados e Visitantes / Ofertório. Ministério da Música.

Edificação:
11.  Leitura Bíblica:
Primeira Leitura: Ex 12.1-14

Salmo Responsorial: Sl 116.12, 13,  14, 17-19. Refrão: I Co 10.16 - “O Cálice da bênção é a Comunhão no Sangue do Senhor”.

·         12Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo? 13Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor.

·         14Cumprirei os meus votos ao Senhor, na presença de todo o seu povo. 15Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos.

·         16 Senhor, deveras sou teu servo, teu servo, filho da tua serva; quebraste as minhas cadeias. 17Oferecer-te-ei sacrifícios de ações de graças e invocarei o nome do Senhor.

·         18Cumprirei os meus votos ao Senhor, na presença de todo o seu povo, 19nos átrios da Casa do Senhor, no meio de ti, ó Jerusalém.

Segunda Leitura: I Co 11.23-26

Aclamação do Evangelho:  A Tua palavra é semente e Tu és o semeador / O meu coração é a terra que Tu semeaste Senhor.
A Tua palavra, A Tua palavra, A Tua palavra, Senhor!
A Tua palavra, A Tua palavra, A Tua palavra é amor!
Meditando eu certo dia na Tua palavra Senhor / Senti que do alto descia, a graça do consolador.

Anúncio do Evangelho: João 13.1-15

1Ora, antes da Festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim. 2Durante a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que traísse a Jesus, 3sabendo este que o Pai tudo confiara às suas mãos, e que ele viera de Deus, e voltava para Deus, 4levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela. 5Depois, deitou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. 6Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, e este lhe disse: Senhor, tu me lavas os pés a mim? 7Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes
agora; compreendê-lo-ás depois. 8Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo. 9Então, Pedro lhe pediu: Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça. 10Declarou-lhe Jesus: Quem já se banhou não necessita de lavar senão os pés; quanto ao mais, está todo limpo. Ora, vós estais limpos, mas não todos. 11Pois ele sabia quem era o traidor. Foi por isso que disse: Nem todos estais limpos. 12Depois de lhes ter lavado os pés, tomou as vestes e, voltando à mesa, perguntou-lhes: Compreendeis o que vos fiz? 13Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou. 14Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. 15Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.

Dedicação:
13.  Oração de dedicação
14.  Ceia do Senhor
15.  Hino 29 - Vencida a Luta

[3] Passada a grande prova,
Tiveste de enfrentar
A dor, que se renova,
Na cruz, em meu lugar;
Venceste nessa luta:
Achei descanso e paz,
Minha alma já desfruta
A salvação que dás.

Rev. Antonio de Campos Gonçalves

 
[1] Jardim das Oliveiras,
Recanto em que Jesus,
Nas horas derradeiras,
Sofreu, primeiro, a cruz;
De ti subiram preces
Do Santo Redentor.
Jesus, só tu conheces
O cálix de amargor.

[2] Jesus, Senhor, espero
Nas horas de aflição,
Lembrar-me do severo
Jardim da provação;
Senhor, mesmo inocente,
Sofreste no jardim,
Sofreste duramente,
Sofreste só, por mim.

16.  Oração Final e Pai Nosso
17.  Bênção Apostólica
18.  Recessional: Ministério da Música.

Nenhum comentário: