sexta-feira, 20 de março de 2020

Liturgia do Domingo de Ramos da Paixão - Ano A


Resultado de imagem para icone entrada triunfal do Senhor

“Em seguida, o levaram para ser crucificado”.

Domingo de Ramos da Paixão
- Ano A
Processional: Mateus 21.1-11.
Is 50.4-7 / Sl 22.8-9,17-24 / Fl 2.6-11 / Mateus 26.14-75, 27.1-66


 Culto Matutino

Adoração
1.      Processional: Ministério da Música.
2.      Saudação e Acolhida:
Domingo de Ramos da Paixão: Neste domingo tem início a Semana Santa com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém onde pessoas lançaram roupas e ramos ao chão. Esta semana nos leva a Jerusalém e a contemplação da Paixão e morte do Senhor. Mas também nos faz recordar sua vitória sobre o sofrimento, a morte e o inferno. Que possamos meditar nos passos da Paixão do Senhor com calma, santidade e sentimento. Este é o domingo de Ramos e da Paixão do Senhor.

Pastor: Hosana ao Filho de Davi!
Todos: Bendito o que vem em nome do Senhor!

3.      Oração Inicial:

4.      Evangelho do Processional: Mateus 21.1-11.

1   Quando se aproximaram de Jerusalém e chegaram a Betfagé, ao monte das Oliveiras, enviou Jesus dois discípulos, dizendo-lhes:
2   Ide à aldeia que aí está diante de vós e logo achareis presa uma jumenta e, com ela, um jumentinho. Desprendei-a e trazei-mos.
3   E, se alguém vos disser alguma coisa, respondei-lhe que o Senhor precisa deles. E logo os enviará.
4   Ora, isto aconteceu para se cumprir o que foi dito por intermédio do profeta:
5   Dizei à filha de Sião: Eis aí te vem o teu Rei, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de animal de carga.
6   Indo os discípulos e tendo feito como Jesus lhes ordenara,
7   trouxeram a jumenta e o jumentinho. Então, puseram em cima deles as suas vestes, e sobre elas Jesus montou.
8   E a maior parte da multidão estendeu as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores, espalhando-os pela estrada.
9   E as multidões, tanto as que o precediam como as que o seguiam, clamavam: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas maiores alturas!
10   E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, e perguntavam: Quem é este?
11   E as multidões clamavam: Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galiléia!

5.      Processional: Hino 26 – Hosana nas Alturas
      Hosana! Hosana! Hosana!
Hosana ao Filho de Davi!
Hosana ao Redentor!
Com gratidão, meu coração
Te cantará louvor.
Messias Santo, Autor da Paz.
Invicto, Emanuel,
Meu Rei, meu Deus, Senhor dos Céus,
A ti serei fiel.
Hosana ao Filho de Davi!
Hosana nas alturas!

 
 

   Hosana ! Hosana! Hosana!
Hosana ao Filho de Davi!
Hosana ao grande Rei,
Que, Salvador e bom Pastor,
Remiu a sua grei!
Dos altos Céus, de Deus, o Pai,
Do trono celestial,
Desceu Jesus, trazendo luz,
E vida perenal.
Hosana ao Filho de Davi!
Hosana nas alturas!

Louvor:
6.      Ministério da Música (1)
7.      Oração pelos Aniversariantes
8.      Recados e Visitantes / Ofertório. Ministério da Música.


Edificação:
9.      Leitura Bíblica:
Primeira Leitura: Is 50.4-7


Salmo Responsorial: Sl 22.7-9,17-24. Refrão 1–  Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?


·         7 Todos os que me veem zombam de mim; afrouxam os lábios e meneiam a cabeça: 8Confiou no Senhor! Livre-o ele; salve-o, pois nele tem prazer. 9 Contudo, tu és quem me fez nascer; e me preservaste, estando eu ainda ao seio de minha mãe.

·         17Posso contar todos os meus ossos; eles me estão olhando e encarando em mim. 18Repartem entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica deitam sortes. 19Tu, porém, Senhor, não te afastes de mim; força minha, apressa-te em socorrer-me.

·         20Livra a minha alma da espada, e, das presas do cão, a minha vida. 21Salva-me das fauces do leão e dos chifres dos búfalos; sim, tu me respondes.

·         22A meus irmãos declararei o teu nome; cantar-te-ei louvores no meio da congregação; 23vós que temeis o Senhor, louvai-o; glorificai-o, vós todos, descendência de Jacó; reverenciai-o, vós todos, posteridade de Israel. 24Pois não desprezou, nem abominou a dor do aflito, nem ocultou dele o rosto, mas o ouviu, quando lhe gritou por socorro.

Segunda Leitura: Fl 2.6-11

Aclamação do Evangelho:  A Tua palavra é semente e Tu és o semeador / O meu coração é a terra que Tu semeaste Senhor.
A Tua palavra, A Tua palavra, A Tua palavra, Senhor! A Tua palavra, A Tua palavra, A Tua palavra é amor!
Meditando eu certo dia na Tua palavra Senhor / Senti que do alto descia, a graça do consolador.

Anúncio do Evangelho: Mateus 26.14-75, 27.1-66

Dedicação:
13.  Oração de dedicação
14.  Ceia do Senhor
15.  Oração Final
16.  Pai Nosso
17.  Bênção Apostólica
18.  Recessional: Ministério da Música.

Nenhum comentário: