quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Dia dos Santos Inocentes - 28 de dezembro

Dia dos Santos Inocentes
28 de dezembro
Rev. Edson Cortasio Sardinha











Tive a graça de Deus de ir quatro vezes a Belém, cidade onde nasceu o Salvador. Na parte alta da cidade tem um aglomerado de igrejas, sendo a mais antiga, a Basílica da Natividade, do século IV, construída a mando da Imperatriz Helena, mãe de Constantino. O grande pátio em frente à Basílica chama-se Pátio do Presépio. Ao lado da Basílica da Natividade está a Igreja Latina de Santa Catarina de Alexandre. Ao entrar na igreja, você verá uma estreita escada ao lado direito que leva a dois lugares preciosos: a gruta de São Jerônimo e a Gruta dos Santos Inocentes.
Sabemos que Jerônimo morou ali por mais de 26 anos. Neste lugar agradável ao lado da gruta da natividade, Jerônimo teve forças para traduzir a Bíblia do Hebraico, grego e aramaico para o Latim. Ali ele gestou a famosa Bíblia Vulgata Latina.
Na gruta ao lado, gruta dos Santos Inocentes foram encontrados muitos corpos de crianças. É uma catacumba que está preservada as gavetas onde foram depositados os corpos das crianças de Belém que foram mortos por Herodes.
Herodes tentou matar Jesus e ordena que todos os meninos menores de dois anos fossem mortos para assim tentar alcançar o Rei dos Judeus.
São os primeiros mártires cristãos, uma vez que morreram por causa de Cristo. Não foram testemunhas de Cristo, mas hoje são testemunhas de pessoas que inocentemente morrem nas mãos de homens e mulheres de ganância, ira e covardia.
Mateus relata que Herodes vendo-se iludido pelos magos, enfureceu-se grandemente e mandou matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo, conforme o tempo do qual com precisão se informara dos magos. Então, se cumpriu o que fora dito por intermédio do profeta Jeremias: Ouviu-se um clamor em Ramá, pranto, choro e grande lamento; era Raquel chorando por seus filhos e inconsolável porque não mais existem (Mt 2.16-18).
Hoje, dia 28 de dezembro, lembramos a morte dos Santos Inocentes, considerados mártires pela Igreja Cristã e aproveitamos para chorar, como Raquel, a morte de tantas crianças que vivem em áreas de conflitos e em campos de refugiados.
Precisamos de Missionários para trabalhar com os Santos Inocentes espalhados pelo mundo. Você deseja ser usado por Deus nesta missão?


Nenhum comentário: