quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Natal do Senhor
O Mistério do Natal
Isaías 9.1-7 / Salmo 96 / Tito 2.11-14 / Lucas 2.1-14



Hoje é Natal. Celebramos o aniversário do Senhor Jesus. Ele é o verbo que encarnou entre nós. Nasceu com o propósito da Páscoa. Veio como ovelha para o matadouro. É o nosso Cordeiro que tira o pecado do mundo. Esta data nos faz celebrar o milagre da encarnação do Filho de Deus, o Emanuel; Deus conosco.
A palavra de Deus hoje nos levará a contemplar o mistério do Natal.

I. O Mistério do Nascimento do Cristo - Lucas 2.1-14
            O povo de Israel esperava a vinda do Cristo (Messias) que nasceria em Belém para salvar o mundo. O Natal fala da concretização dessa esperança.
Lucas 2.1-14 nos informa que um recenseamento obrigou José e Maria saírem de Nazaré e irem a Belém, pois ele era da família de Davi (1-5).
Os vv.6,7 dizem que “Estando eles ali, aconteceu completarem-se-lhe os dias, e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria”.
            Lucas narra também a manifestação dos anjos aos pastores que estavam próximos de Belém e guardavam seu rebanho durante as vigílias da noite (8). O texto informa que um anjo do Senhor desce onde eles estavam (9) e disse (10,11): “Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor”. O sinal dado foi a manjedoura (12).
            Logo em seguida, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem (13,14).
            Esta é a mensagem de Natal: o Cristo que nasceu em Belém é o Salvador e Senhor. Ele não excluiu ninguém. Todos são chamados ao arrependimento e ao encontro com Deus.

II. O Mistério do Nascimento do Deus forte - Isaías 9.1-6
O profeta Isaías 9.1-6 fala da esperança para a região da Galiléia (1). O povo veria uma grande luz (2): “O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz”.
Haveria a multiplicação da alegria (3), a libertação (4) e a paz (5).
            Tudo irá acontecer por causa do Deus forte que nascerá como menino (6): “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”.
            Jesus é o Deus forte. Tem o governo em seus ombros. Nada acontece sem sua permissão. Jesus nasceu para reinar. Hoje reina em nosso coração e reinará triunfalmente no mundo em sua gloriosa vinda.
            Na simplicidade e fragilidade da manjedoura estava o Deus forte. Por isso, nosso encontro com Jesus tem o poder de mudar todas as coisas. O que será impossível para o menino de Belém?

III. O Mistério do Nascimento do Senhor - Salmo 96
O anjo diz aos pastores que o menino de Belém é o Cristo, o Salvador e Senhor.
Salmo 96 é lido como um texto messiânico que fala da vinda de Jesus.
Ele nos convida a cantar um novo cântico (1), a bendizer o seu nome e anunciar a sua salvação (2), sua glória e maravilhas (3).
O Senhor é digno (4), pois é o criador de todas as coisas (5). O v. 6 diz: “Glória e majestade estão diante dele, força e formosura, no seu santuário”.
            Assim como os magos do oriente (Mt 2.1-11), somos convidados a tributar glória e força ao Senhor (7); trazer oferendas (8) e adorar (9).
            Jesus reina (10) e traz tempo de alegria (11,12). Esta alegria está na esperança da volta do Senhor que (13) “...vem, vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos, consoante a sua fidelidade”.

IV. O Mistério do Nascimento Redentor - Tito 2.11-14
Paulo escrevendo ao pastor Tito (Tt 2.11-14) fala da redenção trazida pelo menino de Belém. Ele diz que a “graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens” (11).
Esta graça nos educou para a santidade (renegadas a impiedade e as paixões mundanas) com o propósito de vivermos nos desafios do presente século de forma “sensata, justa e piedosamente” (12). Ou seja, o desejo de Deus é que vivamos como regenerados.
A graça nos desafia a esperar a volta do Senhor (a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus – 13) e aponta para a missão do Filho de Deus que nasceu para nos remir na cruz do calvário e nos preparar como (14) “um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras”.

Conclusão:
            Adoramos ao Senhor Jesus que nasceu em Belém para a nossa Salvação. Este é o Mistério do Natal. Celebramos a luz de Deus que veio para nos salvar. Feliz Natal é aceitar Jesus como Senhor e Salvador e o deixar controlar toda nossa vida.


Oração
Deus Onipotente, que nos deste teu unigênito Filho para que tomasse sobre si a nossa natureza, e nascesse neste tempo de uma Virgem; concede que nós, renascidos e feitos teus filhos por adoção e graça, sejamos de dia em dia renovados por teu Santo Espírito; mediante nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.


Nenhum comentário: