terça-feira, 3 de dezembro de 2013

II Domingo do Advento: Tempo de Conversão.
Rev. Edson Cortasio Sardinha


                        Advento é uma caminhada de Retiro Espiritual para nos preparar para o Natal e para a Segunda Vinda de Cristo. É um Tempo profético que fala do discipulado e da transformação que necessitamos passar diariamente. O tema continua atual: I Domingo: Vigilância, e II Domingo: Conversão.

I. O Tema do II Domingo   
            No II Domingo do Advento a nota predominante é a Conversão pregada por João Batista.
            Somos convidados a refletir sobre vinda do Senhor. Acenderemos a segunda vela roxa da Coroa do Advento, como sinal do processo de conversão que estamos vivendo.
            João Batista convida a conversão para encontrar com o Senhor que viria pregando o Reino de Deus. Este convite é para a nossa preparação para a segunda Vinda de Cristo e também para uma perfeita conversão para vivermos o tempo do Natal.
            Advento é um caminho de espiritualidade cercada pela conversão, arrependimento e preparação.

II. A Mensagem de João aos crentes
            Muitas pessoas procuram João Batista confessando seus pecados. (Mt 3,6). Mas entre tanta gente, João Batista põe o olhar em alguns em particular, os fariseus e saduceus, tão necessitados de conversão como obstinados em negar tal necessidade.
            A eles se dirigem as palavras do Batista: «Produzi frutos de arrependimento» (Mt 3,8).
            Tendo já começado o tempo de Advento, tempo de gozosa espera, “encontramo-nos com a exortação de João, que nos faz compreender que esta espera não se identifica com o “quietismo”, nem se arrisca a pensar que já estamos salvos por ser cristãos. Esta espera é a busca dinâmica da misericórdia de Deus, é conversão de coração, é busca da presença do Senhor que veio, vem e virá” (Walter Hugo PERELLÓ).
            Aproveitemos para renovar nossa opção pelo Senhor Jesus. Assim como o Senhor, através de João, convida os religiosos a conversão e ao arrependimento, somos, como crentes, convidados a refletir sobre nossa própria conversão e buscar a graça do Senhor para viver segundo o projeto de Deus.

III. As Leituras do II Domingo do Advento
            As leituras deste II Domingo do Advento, (Ano A – São Mateus), seguem o convite ao conserto com Deus:
            Is 11, 1-10 é um alerta. Jesus virá e «Julgará com justiça». Sua justiça não isenta o povo de Deus.
            Rm 15, 4-9 fala do Cristo salva todos os homens. Por isso todos precisam ouvir a pregação do arrependimento e conversão.
            Mt 3, 1-12 é a mensagem de João: «Arrependei-vos, porque está perto o reino dos Céus».

Conclusão:
            Que consigamos fugir do barulho do comércio e das luzes das festas e entremos em nosso quarto em secreto e conversemos com Deus nos colocando para viver a verdadeira prioridade do Senhor que Virá.

            Viver como convertidos e trabalhando para ganhar almas para Jesus através da pregação do arrependimento e conversão.  Esta é a mensagem do II Domingo do Advento.

Nenhum comentário: