terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Como comemorar o Advento?
Rev. Edson Cortasio Sardinha



            A palavra Advento (do latim adventus) significa vinda, chegada, início.
            O Advento começa com as vésperas do quarto domingo antes do Natal e termina antes das vésperas do Natal. É o primeiro período do ano cristão. Os domingos deste tempo se chamam 1º, 2º, 3º, e 4º do Advento.
            Podemos distinguir dois períodos. No primeiro deles, que se estende desde o primeiro domingo do Advento até o dia 16 de dezembro, aparece com maior relevo o aspecto escatológico e nos é orientado à espera da vinda gloriosa de Cristo. As leituras convidam a viver a esperança na vinda do Senhor em todos os seus aspectos: a) sua vinda ao fim dos tempos, b) sua vinda agora, cada dia, e b) sua vinda há dois mil anos.
            No segundo período, que abarca desde 17 até 24 de dezembro, inclusive, se orienta mais diretamente à preparação do Natal. Somos convidados a viver com mais alegria, porque estamos próximos do cumprimento do que Deus prometera. Os Evangelhos destes dias nos preparam diretamente para o nascimento de Jesus.
            Temos quatro semanas nas quais de domingo a domingo vamos nos preparando para a vinda do Senhor.

Semanas do Advento
            A primeira das semanas do Advento está centralizada na vinda do Senhor ao final dos tempos.     A liturgia nos convida a estar em alerta, mantendo uma especial atitude de conversão. Is 2, 1-5 - O Senhor chama todos os povos à paz eterna do reino de Deus. II Rm 13, 11-14 - Está perto a salvação. Mt 24, 37-44 - Vigiai, para que estejais preparados.
            A segunda semana nos convida, por meio de João Batista a “preparar os caminhos do Senhor”; isso é, a manter uma atitude de permanente conversão. Jesus segue chamando-nos, pois a conversão é um caminho que se percorre durante toda a vida. Is 11, 1-10 - «Julgará com justiça». Rm 15, 4-9 - Cristo salva todos os homens. Mt 3, 1-12 - «Arrependei-vos, porque está perto o reino dos Céus».
            A terceira semana preanuncia já a alegria messiânica, pois já está cada vez mais próximo o dia da vinda do Senhor. Is 35, 1-6a.10 - «Deus vem salvar-nos». Tg 5, 7-10 - «Fortalecei os vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima». Mt 11, 2-11 - «És tu Aquele que há-de vir ou devemos esperar outro?»
            A quarta semana nos fala do Advento do Filho de Deus ao mundo. Is 7, 10-14 - «A virgem conceberá». Rm 1, 1-7 - Jesus Cristo, nascido da descendência de David, segundo a carne. Mt 1, 18-24 - Jesus nascerá de Maria, noiva de José, filho de Davi.

Cor do Advento
            A cor dos paramentos do altar é o roxo, igual à da Quaresma, que simboliza austeridade e arrependimento.

O Tema do 1º Domingo do Advento
            Neste primeiro domingo o tema é a vigilância na espera da vinda do Senhor.
            Durante esta primeira semana as leituras bíblicas e a pregação são um convite com as palavras do Evangelho: “Velem e estejam preparados, pois não sabem quando chegará o momento”.
            Nesta semana, acenderemos a primeira vela da Coroa do Advento como sinal de vigilância e desejo de conversão.
            Viva intensamente em Oração este período de Oração e espera pelo Natal do Senhor e por sua segunda Vinda.

            Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

Nenhum comentário: