terça-feira, 17 de dezembro de 2013

4º Domingo do Advento
O Natal está chegando
Rev. Edson Cortasio Sardinha



                O Natal está à porta. Dentro de algumas horas vamos ouvir a Boa Nova trazida pelo anjo do Senhor: “anuncio-vos uma grande alegria que será para todo o povo – nasceu o Salvador” (Lc 2,10).
            Começa hoje os momentos finais da preparação para a festa.
            As luzes do seu coração estão funcionando?
            Como está a alegria, paz e justiça?
            Já preparou a mesa da fraternidade?
            Tem os guardanapos para limpar a boca de toda maledicência e murmuração?
            Já deu uma boa faxina em seu coração?
            Já comprou o presente para o Senhor Jesus?
            O que você dará a Ele?
            Estas perguntas nos preparam para a celebração espiritual do Natal.

            As leituras do 4º Domingo do Advento (Ano A) nos ajuda a celebrar esta data.
            Na primeira Leitura Isaías (7.10-14) fala da profecia da Virgem que conceberá e dará à luz um filho. Maria não apareceu de surpresa. Deus já havia escolhido a menina Maria para ser a mãe do Salvador. O SIM de Maria não foi de improviso. Foi um SIM preparado pela Graça de Deus.
            O Salmo Responsorial 24 celebra o Messias cujo nascimento vamos comemorar. Para celebrar o Natal precisamos ter um coração puro e mãos inocentes. Isso só é possível pela graça do Senhor.
            A Segunda Leitura, em  Romanos 1.1-7, Paulo, ao apresentar Jesus Cristo e a sua obra, sintetiza o plano salvador de Deus. Afirma que Jesus, Filho de Deus, tinha sido “prometido pelos profetas nas sagradas Escrituras”.
            Leitura do Evangelho: Mt 1. 23. Fala do nascimento de Jesus principalmente sobre a figura de José que corajosamente aceitou as palavras do anjo e acolheu Maria como sua esposa e Jesus como seu filho.

            José foi um homem bom e fiel. Um servo dedicado a criação de Jesus. Tudo indica que José morreu antes de Jesus dá início ao seu ministério.
            O José pobre tem a honra, o desafio e a grande missão de ser o “pai” do Salvado do Mundo. Acolhe, com carinho, a Vontade de Deus e recebe Maria como sua mulher.
            O quarto domingo do Advento nos conduz a seriedade de José que escuta a voz do anjo, recebe Maria e se prepara para a caminhada de ser um auxiliador fiel nos primeiros anos de vida do Salvador que é Eterno.
            Que neste Natal possamos refletir sobre o amor de Deus e compartilhar esta graça para as pessoas que necessitam do Evangelho Integral.

            Feliz Natal!



Nenhum comentário: