terça-feira, 22 de junho de 2021

Liturgia do 13º Domingo Comum - Ano B

 

13º Domingo Comum - Ano B

2 Rs 5:1-14 / Sl 30.2,4,5-6,11,12 (R1) / II Co 8.7,9,13-15

Mc 5.21-43
Culto Matutino

  

Dia 27 de junho de 2021

 

Culto Matutino – 13º Domingo Comum

 

Adoração

1.      Processional: Ministério da Música.

2.      Saudação e Acolhida:

3.      Oração Inicial:

 

13º Domingo do Tempo Comum: Na sua vida terrena, o Senhor Jesus sempre defendeu a vida. O Evangelho de hoje relata-nos dois episódios que assinalam a defesa da vida: Ele cura, Ele levanta. Ele torna livres todas as pessoas, dá-lhes toda a dignidade e capacidade para viver plenamente. Por isso podemos dizer e celebrar que o Senhor Jesus é a  nossa alegria de viver.

 

4.      Hino de Adoração: Hino 130 - Com Glória Coroai!

 

[3]
Remidos todos, com fervor,
Hosanas entoai!
Ao Verbo feito Redentor
Com glória corai!

[4]
Ó raças, povos e nações,
Ao Rei divino honrai
A quem quebrou os vis grilhões
Com glória coroai!

 

  Rev. Justus Henri Nelson



 
[1]
Saudai o nome de Jesus!
Arcanjos, adorai!
Ao Rei que se humilhou na cruz
Com glória coroai!

[2]
Ó escolhida geração
De Deus, o eterno Pai,
Ao grande Autor da Salvação
Com glória coroai!

 

 

Confissão:

Venha alcançar a misericórdia de Deus e prosperar através do perdão Pv 28.13  O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.

 

Louvor:

5.      Ministério da Música (1)

6.      Oração pelos Aniversariantes / Recados e Visitantes

7.      Ofertório. Ministério da Música.

 

Edificação:

8.      Primeira Leitura: 2 Rs 5:1-14

Leitor: Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Salmo 30.2-8,10-12. Refrão 1 – “Eu te exaltarei, Senhor, porque tu me livraste e não permitiste que os meus inimigos se alegrassem contra mim”.

 

·         2 Senhor, meu Deus, clamei a ti por socorro, e tu me curaste. 3 Senhor, da sepultura fizeste subir a minha alma; preservaste-me a vida para que não descesse ao abismo.

·         4Cantem louvores ao Senhor, vocês que são os seus santos, e deem graças ao seu santo nome. 5Porque a sua ira dura só um momento, mas o seu favor dura a vida inteira. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.

·         6Eu disse na minha prosperidade: “Jamais serei abalado.” 7Tu, Senhor, por teu favor fizeste permanecer forte a minha montanha; apenas voltaste o rosto, fiquei logo com medo. 8Por ti, Senhor, clamei; ao Senhor implorei.

·         10Ouve, Senhor, e tem compaixão de mim; sê tu, Senhor, o meu auxílio. 11Tornaste o meu pranto em dança alegre; tiraste o meu pano de saco e me cingiste de alegria, 12para que o meu espírito te cante louvores e não se cale. Senhor, Deus meu, graças te darei para sempre.

 

9.      Segunda Leitura: II Co 8.7,9,13-15

Leitor: Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

 

Aclamação do Evangelho:

Enquanto, ó Salvador, teu livro ler / Meus olhos vem abrir, pois quero ver / Na mera letra, além, o que, Senhor / Nos revelaste em teu imenso amor / À beira-mar, Jesus, partiste o pão/ Satisfazendo ali a multidão;/ Da vida o Pão és tu: vem, pois, assim,/ Nutrir-me até entrar no céu, enfim.(HE 141)

 

Proclamação do Evangelho: Mc 5.21-43

21Tendo Jesus voltado de barco para o outro lado, reuniu-se em volta dele uma grande multidão; e ele estava junto do mar. 22Então chegou um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos pés de Jesus 23e lhe pediu com insistência: — Minha filhinha está morrendo; venha impor as mãos sobre ela, para que seja salva e viva. 24Jesus foi com ele. Uma grande multidão seguia Jesus, apertando-o de todos os lados. 25Estava ali certa mulher, que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia. 26Ela havia padecido muito nas mãos de vários médicos e gastado tudo o que tinha, sem, contudo, melhorar de saúde; pelo contrário, piorava cada vez mais. 27Tendo ouvido a fama de Jesus, a mulher chegou por trás, no meio da multidão, e tocou na capa dele. 28Porque dizia: “Se eu apenas tocar na roupa dele, ficarei curada.” 29E logo a hemorragia estancou, e ela sentiu no corpo que estava curada daquele mal. 30Jesus, reconhecendo imediatamente que dele havia saído poder, virando-se no meio da multidão, perguntou: — Quem tocou na minha roupa? 31Os discípulos responderam: — O senhor está vendo que a multidão o aperta e ainda pergunta: “Quem me tocou?” 32Ele, porém, olhava ao redor para ver quem tinha feito aquilo. 33Então a mulher, amedrontada e trêmula, ciente do que lhe havia acontecido, veio, prostrou-se diante de Jesus e declarou-lhe toda a verdade. 34Então Jesus lhe disse:

— Filha, a sua fé salvou você. Vá em paz e fique livre desse mal. 35Enquanto Jesus ainda falava, chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, dizendo: — A sua filha já morreu; por que você ainda incomoda o Mestre? 36Mas Jesus, sem levar em conta tais palavras, disse ao chefe da sinagoga: — Não tenha medo; apenas creia! 37Jesus não permitiu que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro e os irmãos Tiago e João. 38Chegando à casa do chefe da sinagoga, Jesus viu o alvoroço, os que choravam e os que pranteavam muito. 39Ao entrar, disse: — Por que vocês estão alvoroçados e chorando? A criança não está morta, mas dorme. 40E riam-se dele. Mas Jesus, mandando que todos saíssem, levou consigo o pai e a mãe da criança e os que vieram com ele e entrou onde ela estava. 41Tomando a criança pela mão, disse: — Talitá cumi! — que quer dizer: “Menina, eu digo a você: Levante-se!” 42Imediatamente a menina, que tinha doze anos, se levantou e começou a andar. Então todos ficaram muito admirados. 43Mas Jesus ordenou-lhes expressamente que ninguém o soubesse. E mandou que dessem de comer à menina.

 

Leitor: Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

 

11.  Homilia: ________________________

 

Dedicação:

12.  Credo Apostólico

13.  Oração de dedicação

14.  Oração Final e Pai Nosso

15.  Bênção Apostólica

16.  Recessional: Ministério da Música.

 

 

Nenhum comentário: