terça-feira, 1 de junho de 2021

Liturgia do 10º Domingo do Tempo Comum - Ano B

 


Aquele que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.

 

 

10º Domingo Comum - Ano B

Gn 3.9-15 / Sl 130 / II Co 4.13-18,5.1 / Mc 3.20-35

Culto Matutino

 

Igreja Metodista Central Nova Friburgo - RJ

 

Dia 06 de junho de 2021

 

 

 

Culto Matutino – 10º Domingo Comum

 

Adoração

1.      Processional: Ministério da Música.

2.      Saudação e Acolhida:

3.      Oração Inicial:

 

10º Domingo do Tempo Comum: A Liturgia de Hoje nos ensina a receber Jesus fazendo sua vontade para nos tornarmos seus irmãos, irmãs e mãe. Jesus veio para nos libertar. Ele não foi aceito pelos religiosos nem reconhecido por sua família; mas nós o acolhemos e o reconhecemos como nosso Senhor e Salvador.

 

4.      Hino de Adoração: Hino 104 – Louvor ao Trino Deus

 

[4]
Santo! Santo! Santo! Deus Onipotente!
Tuas obras louvam teu nome com fervor.
Santo! Santo! Santo! Justo e compassivo!
És Deus triuno, excelso Criador!

 
[1]
Santo! Santo! Santo! Deus onipotente!
Cantam de manhã nossas vozes com ardor.
Santo! Santo! Santo! Bom e verdadeiro!
És Deus triuno, excelso Criador!

[2]
Santo! Santo! Santo! Todos os remidos,
Juntos com os anjos, proclamam teu louvor.
Antes de formar-se o firmamento e a terra
Eras, e sempre és, e hás de ser, Senhor.

[3]
Santo! Santo! Santo! Nós, os pecadores,
Não podemos ver tua glória sem tremor.
Tu somente és santo; só tu és perfeito,
Deus soberano, imenso em teu amor!

Confissão:

Confessamos os nossos pecados a Deus rasgando o nosso coração.  Joel 2.13 diz:  E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em benignidade, e se arrepende do mal.

 

 

Louvor:

5.      Ministério da Música (1)

6.      Oração pelos Aniversariantes / Recados e Visitantes

7.      Ofertório. Ministério da Música.

 

Edificação:

8.      Primeira Leitura: Gn 3.9-15

Leitor: Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Salmo 130. Refrão 7 - No Senhor há misericórdia e temos ampla redenção.

 

·         1Das profundezas clamo a ti, Senhor. 2Escuta, Senhor, a minha voz; estejam alertas os teus ouvidos às minhas súplicas.

 

·         3Se tu, Senhor, observares iniquidades, quem, Senhor, poderá escapar? 4Mas contigo está o perdão, para que sejas temido.

 

·         5Aguardo o Senhor, a minha alma o aguarda; eu espero na sua palavra. 6A minha alma anseia pelo Senhor mais do que os guardas anseiam pelo romper da manhã. Mais do que os guardas pelo romper da manhã,

 

·         7espere Israel no Senhor, pois no Senhor há misericórdia; nele, temos ampla redenção. 8É ele quem redime Israel de todas as suas iniquidades. 

 

 

Segunda Leitura: II Co 4.13-18,5.1

Leitor: Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

 

Aclamação do Evangelho:

Enquanto, ó Salvador, teu livro ler / Meus olhos vem abrir, pois quero ver / Na mera letra, além, o que, Senhor / Nos revelaste em teu imenso amor. (HE 141)

 

Proclamação do Evangelho: Mc 3.20-35

20Então Jesus foi para casa. E outra vez se ajuntou uma multidão, de tal modo que nem podiam comer. 21E, quando os parentes de Jesus ouviram isto, saíram para prendê-lo, porque diziam: — Está fora de si. 22Os escribas, que tinham vindo de Jerusalém, diziam: — Ele está possuído de Belzebu. Ele expulsa os demônios pelo poder do maioral dos demônios. 23Então, convocando-os, Jesus lhes disse, por meio de parábolas: — Como pode Satanás expulsar Satanás? 24Se um reino estiver dividido contra si mesmo, tal reino não pode subsistir. 25Se uma casa estiver dividida contra si mesma, tal casa não poderá subsistir. 26Se Satanás se levantou contra si mesmo e está dividido, não pode subsistir; é o seu fim. 27Ninguém pode entrar na casa do valente para roubar-lhe os bens, sem primeiro amarrá-lo; e só então saqueará a casa dele. 28Em verdade lhes digo que tudo será perdoado aos filhos dos homens: os pecados e as blasfêmias que proferirem. 29Mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão, visto que é réu de pecado eterno. 30Jesus disse isto porque diziam: “Está possuído de um espírito imundo.” 31Nisto, chegaram a mãe e os irmãos de Jesus e, tendo ficado do lado de fora, mandaram chamá-lo. 32Muita gente estava sentada ao redor de Jesus, e alguns lhe disseram: — Olhe, a sua mãe, os seus irmãos e as suas irmãs estão lá fora, procurando o senhor. 33Então Jesus perguntou: — Quem é a minha mãe e quem são os meus irmãos? 34E, olhando em volta para os que estavam sentados ao seu redor, disse: — Eis minha mãe e meus irmãos. 35Portanto, aquele que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.

11.  Homilia: ________________________

 

Dedicação:

12.  Credo Apostólico

13.  Oração de dedicação

14.  Ceia do Senhor: Ritual

15.  Oração Final e Pai Nosso

16.  Bênção Apostólica

17.  Recessional: Ministério da Música.

Nenhum comentário: