segunda-feira, 28 de junho de 2021

Liturgia do 14º Domingo Comum - Ano B

 




 “Não é este o carpinteiro, o filho de Maria e irmão de Tiago,

José, Judas e Simão? As suas irmãs não vivem aqui entre nós?

 

14º Domingo Comum - Ano B

Ez 2.2-5 / Sl 123.1-4 (R2) / II Co 12.7-10 / Mc 6.1-6


Culto Matutino


Dia 04 de julho de 2021

  

Culto Matutino – 14º Domingo Comum

 

Adoração

1.      Processional: Ministério da Música.

2.      Saudação e Acolhida:

3.      Oração Inicial:

 

14º Domingo do Tempo Comum: O Evangelho de Hoje fala da impossibilidade de Jesus em realizar grandes milagres em Nazaré por causa da falta de fé. A nossa incredulidade tem o poder de paralisar a obra de Deus em nossa vida. Hoje a liturgia deseja nos despertar para uma vida abençoada no exercício da fé.

 

4.      Hino de Adoração: Hino 404 – Serviço do Crente

 

[1] Vamos nós trabalhar, somos servos de Deus,
Nosso Mestre seguir no caminho dos céus;
E no seu bom conselho o vigor renovar,
Diligentes fazendo o que Cristo ordenar.

No labor, sem cessar, a servir a Jesus,

Com amor e fé, e co oração,

Até que volte o bom Senhor!

 

[2] Vamos nós trabalhar, e os famintos fartar;
Para a fonte os sedentos depressa levar!
Só na cruz do Senhor nossa glória será,
Pois Jesus salvação por seu sangue nos dá!

[3] Vamos nós trabalhar, ajudados por Deus,
Que a coroa de glória nos dá, lá nos céus!
A mansão dos fiéis sempiterna será,
Pois Jesus salvação inefável nos dá!

                                          Rev. Manoel Antonio de Menezes

 

 

Confissão:

Venha buscar o perdão, pois todo o homem é vaidade e o pecado destrói o que há de mais precioso: Sl 39.11  Quando com repreensões castigas o homem por causa da iniquidade, destróis, como traça, o que ele tem de precioso; na verdade todo homem é vaidade.

 

Louvor:

5.      Ministério da Música (1)

6.      Oração pelos Aniversariantes / Recados e Visitantes

7.      Ofertório. Ministério da Música.

 

Edificação:

8.      Primeira Leitura: Ez 2.2-5

Leitor: Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Salmo Sl 123.1-4. Refrão 2b – Os nossos olhos estão atentos ao Senhor, nosso Deus, até que tenha compaixão de nós.

 

·         1A ti, que habitas nos céus, elevo os olhos!

 

·         2Como os olhos dos servos estão atentos às mãos dos seus senhores, e os olhos da serva, à mão de sua senhora, assim os nossos olhos estão atentos ao Senhor, nosso Deus, até que tenha compaixão de nós.

 

·         3Tem compaixão de nós, Senhor, tem compaixão, pois estamos saturados de tanto desprezo.

 

·         4A nossa alma está saturada da zombaria dos arrogantes e do desprezo dos soberbos.  

 

9.      Segunda Leitura: II Co 12.7-10

Leitor: Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

 

Aclamação do Evangelho:

Enquanto, ó Salvador, teu livro ler / Meus olhos vem abrir, pois quero ver / Na mera letra, além, o que, Senhor / Nos revelaste em teu imenso amor / À beira-mar, Jesus, partiste o pão/ Satisfazendo ali a multidão;/ Da vida o Pão és tu: vem, pois, assim,/ Nutrir-me até entrar no céu, enfim.(HE 141)

 

Proclamação do Evangelho: Mc 6.1-6

1Tendo saído dali, Jesus foi para a sua terra, e os seus discípulos o acompanharam. 2Chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga, e muitos, ouvindo-o, se maravilhavam, dizendo: — De onde lhe vem tudo isso? Que sabedoria é esta que lhe foi dada? E como se fazem tais maravilhas por suas mãos? 3Não é este o carpinteiro, o filho de Maria e irmão de Tiago, José, Judas e Simão? As suas irmãs não vivem aqui entre nós? E escandalizavam-se por causa dele. 4Jesus, porém, lhes disse: — Nenhum profeta é desprezado, a não ser na sua terra,  entre os seus parentes e na sua casa. 5Não pôde fazer ali nenhum milagre, a não ser curar uns poucos doentes, impondo-lhes as mãos. 6E admirava-se da incredulidade deles. Jesus percorria as aldeias vizinhas, ensinando.

 

 

Leitor: Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

 

11.  Homilia: ________________________

 

 

Dedicação:

12.  Credo Apostólico

13. 
Oração de dedicação

14.  Ceia do Senhor

15.  Oração Final e Pai Nosso

16.  Bênção Apostólica

17.  Recessional: Ministério da Música.


terça-feira, 22 de junho de 2021

Liturgia do 13º Domingo Comum - Ano B

 

13º Domingo Comum - Ano B

2 Rs 5:1-14 / Sl 30.2,4,5-6,11,12 (R1) / II Co 8.7,9,13-15

Mc 5.21-43
Culto Matutino

  

Dia 27 de junho de 2021

 

Culto Matutino – 13º Domingo Comum

 

Adoração

1.      Processional: Ministério da Música.

2.      Saudação e Acolhida:

3.      Oração Inicial:

 

13º Domingo do Tempo Comum: Na sua vida terrena, o Senhor Jesus sempre defendeu a vida. O Evangelho de hoje relata-nos dois episódios que assinalam a defesa da vida: Ele cura, Ele levanta. Ele torna livres todas as pessoas, dá-lhes toda a dignidade e capacidade para viver plenamente. Por isso podemos dizer e celebrar que o Senhor Jesus é a  nossa alegria de viver.

 

4.      Hino de Adoração: Hino 130 - Com Glória Coroai!

 

[3]
Remidos todos, com fervor,
Hosanas entoai!
Ao Verbo feito Redentor
Com glória corai!

[4]
Ó raças, povos e nações,
Ao Rei divino honrai
A quem quebrou os vis grilhões
Com glória coroai!

 

  Rev. Justus Henri Nelson



 
[1]
Saudai o nome de Jesus!
Arcanjos, adorai!
Ao Rei que se humilhou na cruz
Com glória coroai!

[2]
Ó escolhida geração
De Deus, o eterno Pai,
Ao grande Autor da Salvação
Com glória coroai!

 

 

Confissão:

Venha alcançar a misericórdia de Deus e prosperar através do perdão Pv 28.13  O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.

 

Louvor:

5.      Ministério da Música (1)

6.      Oração pelos Aniversariantes / Recados e Visitantes

7.      Ofertório. Ministério da Música.

 

Edificação:

8.      Primeira Leitura: 2 Rs 5:1-14

Leitor: Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Salmo 30.2-8,10-12. Refrão 1 – “Eu te exaltarei, Senhor, porque tu me livraste e não permitiste que os meus inimigos se alegrassem contra mim”.

 

·         2 Senhor, meu Deus, clamei a ti por socorro, e tu me curaste. 3 Senhor, da sepultura fizeste subir a minha alma; preservaste-me a vida para que não descesse ao abismo.

·         4Cantem louvores ao Senhor, vocês que são os seus santos, e deem graças ao seu santo nome. 5Porque a sua ira dura só um momento, mas o seu favor dura a vida inteira. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.

·         6Eu disse na minha prosperidade: “Jamais serei abalado.” 7Tu, Senhor, por teu favor fizeste permanecer forte a minha montanha; apenas voltaste o rosto, fiquei logo com medo. 8Por ti, Senhor, clamei; ao Senhor implorei.

·         10Ouve, Senhor, e tem compaixão de mim; sê tu, Senhor, o meu auxílio. 11Tornaste o meu pranto em dança alegre; tiraste o meu pano de saco e me cingiste de alegria, 12para que o meu espírito te cante louvores e não se cale. Senhor, Deus meu, graças te darei para sempre.

 

9.      Segunda Leitura: II Co 8.7,9,13-15

Leitor: Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

 

Aclamação do Evangelho:

Enquanto, ó Salvador, teu livro ler / Meus olhos vem abrir, pois quero ver / Na mera letra, além, o que, Senhor / Nos revelaste em teu imenso amor / À beira-mar, Jesus, partiste o pão/ Satisfazendo ali a multidão;/ Da vida o Pão és tu: vem, pois, assim,/ Nutrir-me até entrar no céu, enfim.(HE 141)

 

Proclamação do Evangelho: Mc 5.21-43

21Tendo Jesus voltado de barco para o outro lado, reuniu-se em volta dele uma grande multidão; e ele estava junto do mar. 22Então chegou um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo, e, vendo-o, prostrou-se aos pés de Jesus 23e lhe pediu com insistência: — Minha filhinha está morrendo; venha impor as mãos sobre ela, para que seja salva e viva. 24Jesus foi com ele. Uma grande multidão seguia Jesus, apertando-o de todos os lados. 25Estava ali certa mulher, que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia. 26Ela havia padecido muito nas mãos de vários médicos e gastado tudo o que tinha, sem, contudo, melhorar de saúde; pelo contrário, piorava cada vez mais. 27Tendo ouvido a fama de Jesus, a mulher chegou por trás, no meio da multidão, e tocou na capa dele. 28Porque dizia: “Se eu apenas tocar na roupa dele, ficarei curada.” 29E logo a hemorragia estancou, e ela sentiu no corpo que estava curada daquele mal. 30Jesus, reconhecendo imediatamente que dele havia saído poder, virando-se no meio da multidão, perguntou: — Quem tocou na minha roupa? 31Os discípulos responderam: — O senhor está vendo que a multidão o aperta e ainda pergunta: “Quem me tocou?” 32Ele, porém, olhava ao redor para ver quem tinha feito aquilo. 33Então a mulher, amedrontada e trêmula, ciente do que lhe havia acontecido, veio, prostrou-se diante de Jesus e declarou-lhe toda a verdade. 34Então Jesus lhe disse:

— Filha, a sua fé salvou você. Vá em paz e fique livre desse mal. 35Enquanto Jesus ainda falava, chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, dizendo: — A sua filha já morreu; por que você ainda incomoda o Mestre? 36Mas Jesus, sem levar em conta tais palavras, disse ao chefe da sinagoga: — Não tenha medo; apenas creia! 37Jesus não permitiu que ninguém o acompanhasse, a não ser Pedro e os irmãos Tiago e João. 38Chegando à casa do chefe da sinagoga, Jesus viu o alvoroço, os que choravam e os que pranteavam muito. 39Ao entrar, disse: — Por que vocês estão alvoroçados e chorando? A criança não está morta, mas dorme. 40E riam-se dele. Mas Jesus, mandando que todos saíssem, levou consigo o pai e a mãe da criança e os que vieram com ele e entrou onde ela estava. 41Tomando a criança pela mão, disse: — Talitá cumi! — que quer dizer: “Menina, eu digo a você: Levante-se!” 42Imediatamente a menina, que tinha doze anos, se levantou e começou a andar. Então todos ficaram muito admirados. 43Mas Jesus ordenou-lhes expressamente que ninguém o soubesse. E mandou que dessem de comer à menina.

 

Leitor: Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

 

11.  Homilia: ________________________

 

Dedicação:

12.  Credo Apostólico

13.  Oração de dedicação

14.  Oração Final e Pai Nosso

15.  Bênção Apostólica

16.  Recessional: Ministério da Música.

 

 

terça-feira, 15 de junho de 2021

Liturgia dominical do 12º Domingo do Tempo Comum - Ano B

 



E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar:

— Acalme-se! Fique quieto!

 

12º Domingo Comum - Ano B

Jó 38.1.8-11 / Sl 107 / II Co 5.14-17 / Mc 4.35-41.

Culto Matutino

 

 

Dia 20 de junho de 2021

 

Culto Matutino – 12º Domingo Comum

 

Adoração

1.      Processional: Ministério da Música.

2.      Saudação e Acolhida:

3.      Oração Inicial:

 

12º Domingo do Tempo Comum: O Evangelho do 12º Domingo Comum fala das tempestades que passamos na vida. Cristo está no barco da sua Igreja e tem o poder para acalmar qualquer tempestade. Chegaremos a outra margem com segurança, cumpriremos a missão e seremos abençoados. Somos fortalecidos, mesmo diante das dificuldades da vida.

 

4.      Hino de Adoração: Hino 47 – Divino Espírito.

[1]
Ó Sopro divinal,
Real Consolador,
Promessa e dom celestial,
Revela o teu amor!

[2]
Vem como o vento entrar
Em nossa reunião;
Vem sobre as campas assoprar,
E os mortos viverão.

[3]
Vem como o fogo arder,
E todo o mal queimar;
Vem almas tíbias aquecer;
Ensina-nos a amar.

[4]
Como óleo, vem ungir
Um povo para os céus;
Em tudo faze-nos sentir
O forte amor de Deus.

 

[5]
Nas trevas vem brilhar
Com verdadeira luz,
E todo o mundo encaminhar
Ao Salvador Jesus.

[6]
Qual fonte nos serás,
Ó Purificador;
Nascentes vivas abrirás
Nos átrios do Senhor.

[7]
Tua obra vem cumprir,
Divino Instruidor;
E toda a glória descobrir
Do eterno Deus de amor.

Sarah Poulton Kalley

 

Confissão:

Confessamos nossos pecados e buscamos a purificação que vem de Deus. I Jo 1.9 diz: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

 

Louvor:

5.      Ministério da Música (1)

6.      Oração pelos Aniversariantes / Recados e Visitantes

7.      Ofertório. Ministério da Música.

 

Edificação:

8.      Primeira Leitura: Jó 38.1.8-11

Leitor: Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Salmo 107.23-26,28-31. Refrão 1 - Deem graças ao Senhor, porque ele é bom, e a sua misericórdia dura para sempre.

 

·         23Os que, tomando navios, descem aos mares, os que fazem comércio na imensidade das águas, 24esses veem as obras do Senhor e as suas maravilhas nas profundezas do abismo.

 

·         25Pois Deus falou e fez levantar o vento tempestuoso, que elevou as ondas do mar. 26Subiram até os céus, desceram até os abismos; no meio destas angústias, desfalecia-lhes a alma.

 

·         28Então, na sua angústia, clamaram ao Senhor, e ele os livrou das suas tribulações. 29Fez cessar a tormenta, e as ondas se acalmaram.

 

·         30Então se alegraram com a calmaria; e, assim, os levou ao porto desejado. 31Que eles deem graças ao Senhor por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens!

 

9.      Segunda Leitura: II Co 5.14-17

Leitor: Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

 

Aclamação do Evangelho:

Enquanto, ó Salvador, teu livro ler / Meus olhos vem abrir, pois quero ver / Na mera letra, além, o que, Senhor / Nos revelaste em teu imenso amor. (HE 141)

 

Proclamação do Evangelho: Mc 4.35-41.

Leitor: Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

 

35Naquele dia, sendo já tarde, Jesus disse aos discípulos: — Vamos passar para a outra margem. 36E eles, despedindo a multidão, o levaram assim como estava, no barco; e outros barcos o seguiam. 37Ora, levantou-se grande temporal de vento, e as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já estava se enchendo de água. 38E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro. Os discípulos o acordaram e lhe disseram: — Mestre, o senhor não se importa que pereçamos? 39E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: — Acalme-se! Fique quieto! O vento se aquietou, e tudo ficou bem calmo. 40Então Jesus lhes perguntou: — Por que vocês são tão medrosos? Como é que ainda não têm fé? 41E eles, possuídos de grande temor, diziam uns aos outros: — Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?

 

11.  Homilia: ________________________

 

Dedicação:

12.  Credo Apostólico

13.  Oração de dedicação

14.  Oração Final e Pai Nosso

15.  Bênção Apostólica

16.  Recessional: Ministério da Música.

terça-feira, 8 de junho de 2021

Liturgia do 11º Domingo Comum - Ano B

 


11º Domingo Comum - Ano B

Ez 17.22-24; Sl  92.1-3,12-15; II Co 5.6-10; Mc 4.26-34.

 

Culto Matutino

 

 

Dia 13 de junho de 2021

 

Culto Matutino – 11º Domingo Comum

 

Adoração

1.      Processional: Ministério da Música.

2.      Saudação e Acolhida:

3.      Oração Inicial:

 

11º Domingo do Tempo Comum: O Evangelho do 11º Domingo Comum apresenta um discipulado sobre o Reino de Deus – essa realidade nova que Jesus veio anunciar e propor. Trata-se de um projeto que, avaliado à luz da lógica humana, pode parecer condenado ao fracasso; mas ele encerra em si o dinamismo de Deus e acabará por chegar a todo o mundo e a todos os corações. Sem alarde, sem pressa, sem publicidade, a semente lançada por Jesus fará com que esta realidade velha que conhecemos vá, e venha o Novo Céu e a Nova Terra. Jesus voltará!

 

4.      Hino de Adoração: Hino 180 – Um vaso de bênção

 [1] Quero ser um vaso de bênção,
Sim, um vaso escolhido de Deus,
Para as novas levar aos perdidos,
Boas-novas que vêm lá do Céus.

Faze-me vaso de bênção, Senhor.

Vaso que leve a mensagem de amor!

Eis-me submisso;Ao teu serviço

Eu me consagro, bendito Senhor.


[2] Quero ser um vaso de bênção
Para todos os dias fazer
Os culpados, que vivem nas trevas,
O perdão de Jesus conhecer.

 

[3] Quero ser um vaso de bênção,
Sim, um vaso de bênçãos sem par;
Anunciando que os crentes em Cristo
Jubilosos no céu hão de entrar.
                                   Rev. William E. Entzminger

Confissão:

Confessamos nossos pecados para vivermos na Comunhão com o Senhor e assim sermos abençoados: Sl 81. 13 -16 Ah, se me escutasse o meu povo! Ah se Israel andasse nos meus caminhos! Em breve eu abateria os seus inimigos, e voltaria a minha mão contra os seus adversários. Os que odeiam ao Senhor o adulariam, e a sorte deles seria eterna. E eu te sustentaria com o trigo mais fino; e com o mel saído da rocha eu te saciaria.

 

Louvor:

5.      Ministério da Música (1)

6.      Oração pelos Aniversariantes / Recados e Visitantes

7.      Ofertório. Ministério da Música.

 

Edificação:

8.      Primeira Leitura: Ez 17.22-24;

Leitor: Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

 

Salmo Responsorial: Salmo 92.1-3,12-15 Refrão 1 - Bom é render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome.

 

·        1Bom é render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, 2anunciar de manhã a tua misericórdia e, durante as noites, a tua fidelidade,

 

·         3com instrumentos de dez cordas, ao som da lira e com a solenidade da harpa.

 

·        12O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano. 13Plantados na Casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus.

 

·        14Na velhice ainda darão frutos, serão cheios de seiva e de verdor, 15para anunciar que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça.

 

9.      Segunda Leitura: II Co 5.6-10

Leitor: Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.


Aclamação do Evangelho:

Enquanto, ó Salvador, teu livro ler / Meus olhos vem abrir, pois quero ver / Na mera letra, além, o que, Senhor / Nos revelaste em teu imenso amor. (HE 141)

 

Proclamação do Evangelho: Marcos 4.26-34.

Leitor: Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

 

Resultado de imagem para o semeador26Jesus disse ainda: — O Reino de Deus é como um homem que lança a semente na terra. 27Ele dorme e acorda, de noite e de dia, e a semente germina e cresce, sem que ele saiba como. 28A terra por si mesma frutifica: primeiro aparece a planta, depois, a espiga, e, por fim, o grão cheio na espiga. 29E, quando o fruto já está maduro, logo manda cortar com a foice, porque chegou a colheita. 30Disse mais: — Com que poderemos comparar o Reino de Deus? Ou com que parábola o apresentaremos? 31Ele é como um grão de mostarda, que, quando semeado, é a menor de todas as sementes sobre a terra; 32mas, uma vez semeada, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças; cria ramos tão grandes, que as aves do céu podem se aninhar à sua sombra. 33E com muitas parábolas semelhantes Jesus lhes expunha a palavra, conforme podiam compreendê-la. 34E sem parábolas não lhes falava; tudo, porém, explicava em particular aos seus próprios discípulos.

 

11.  Homilia: ________________________

 

Dedicação:

12.  Credo Apostólico

13.  Oração de dedicação

14.  Oração Final e Pai Nosso

15.  Bênção Apostólica

16.  Recessional: Ministério da Música.