domingo, 30 de novembro de 2014

Festa de Cristo, Rei do Universo



Festa de Cristo, Rei do Universo
23 de novembro de 2014
Rev. Edson Cortasio Sardinha – edsoncortasio@hotmail.com

            Este é o último domingo do Ano Litúrgico. Estamos encerrando o Ano Cristão no próximo sábado, dia 29 de novembro, ao por do sol.
            Com o Advento iniciaremos o Ano Cristão B onde as leituras do Evangelho serão dirigidas pelo Evangelista Marcos.
            Contamos toda a história de Cristo a partir de São Mateus: Advento, Natal, Epifania, Batismo do Senhor, Tempo Comum (1), Quaresma, Semana Santa, Páscoa, Ascensão, Pentecostes e Tempo Comum (2).
            Nossos domingos foram cristocêntricos e terminam hoje. Estamos encerrando a História da Salvação proclamando Cristo Rei do Universo.
            Esta celebração tem um contexto próprio. Diante de tantos movimentos políticos e sociais, o cristianismo pregou que o verdadeiro Rei é o Senhor Jesus.
            "Cristo Rei foi uma das últimas celebrações instituída pelo Papa Pio XI, na época em que o mundo passava pelo pós-guerra de 1917, marcado pelo fascismo na Itália, pelo nazismo na Alemanha, pelo comunismo na Rússia, pelo marxismo-ateu, pela crise econômica, pelos governos ditatoriais que solapavam toda a Europa, pela perseguição religiosa, pelo liberalismo e outros que levavam o mundo e o povo a afastar-se de Deus, da religião e da fé, culminando com a 2ª Guerra Mundial". Depois esta festa entrou no Lecionário Comum e todas as igrejas cristãs.
            A festa foi instituída para que todas as coisas culminassem na plenitude em Cristo Senhor, simbolizado no que diz o Apocalipse: ”Eu sou o Alfa e o Ômega, Principio e Fim de todas as coisas.” (Ap1, 8).
            Esta festa celebra o reinado de Cristo, o Reino de Deus e nossa participação neste reino. O fim da história não é o sofrimento nem as desigualdades. O fim da História é Jesus Cristo, nosso Senhor, o Rei dos Reis.
            Não cremos em milagres políticos, cremos no Senhor Jesus, nosso Rei.
            Sabemos que o Senhor voltará como Rei para julgar o universo. Ele é o Rei do Universo, o Rei dos reis.
            Mas Ele tem reinado em nossa vida? Quais são as áreas onde Cristo Rei não tem reinado?   Ele é rei dos meus olhos? É o rei da minha vida financeira? É o rei da minha família?
            Não basta dizer que Ele é o Rei, o importante é saber se eu tenho o deixado reinar em todas as áreas de minha vida.
            Infelizmente existe muita superficialidade no meio da igreja. Muitos vivem uma vida de pura aparência. Alguns dizem: “Ele é o Rei da minha vida”, mas não são fiéis aos dízimos e ainda pregam contra a fidelidade ao Senhor. Muitos cantam: “Rei Jesus”, mas não buscam Sua vontade na hora de tomar uma decisão.
            Ele precisa ser Rei também diante dos nossos relacionamentos, principalmente com o pobre e necessitado.
            Escuto o Senhor novamente falando: “Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim” (Mateus 15.8).
            Que neste dia de Jesus, Rei dos reis, possamos avaliar até que ponto Ele tem reinado em nossa vida e nos submetamos totalmente ao seu reinado.
            Um dia Ele voltará como rei e julgará todas as coisas.
            O Evangelho de hoje é Mateus 25.31-46. O texto diz que o Filho do Homem virá em sua glória, acompanhado de todos os anjos, se assentará em seu trono glorioso e todas as nações da terra serão reunidas diante dele, “e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos”.
            Servimos a Deus na pessoa do pobre. Servimos a Deus quando agimos em nome de Cristo com fidelidade e amor.

            Que Jesus seja realmente Rei de nossas vidas.

Nenhum comentário: