terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Epifania do Senhor

 


Epifania do Senhor

 

Adoração:

1.       Processional: Cântico para o Processional.

2.       Saudação e Acolhida:

1.      Epifania do Senhor: A vinda do Senhor Jesus ao mundo foi a maior manifestação de Deus. Antigamente, por meio dos profetas, Deus falou muitas vezes e de muitas maneiras aos nossos antepassados, mas nestes últimos tempos Ele nos falou por meio do seu Filho (Hb 1.1). Epifania significa a maior manifestação de Deus através do Senhor Jesus. Esta grande Festa da Igreja celebra a Manifestação do Senhor aos Magos do Oriente. Que assim como a estrela guiou os magos a Jesus, que o Espírito Santo possa guiar nossos passos neste novo ano para a glória do Senhor. 

 

3.       Oração de Adoração e Invocação:

 

4.       Hino de Adoração: Hino 296 – Eis-me convosco

Sombras à roda, sombras em cima, / O Salvador não hão de ocultar; / Ele é a luz, que nunca se apaga, / Bem ao seu lado, sempre hei de andar.

 

A luz bendita me vai cercando

Em meu caminho para a Mansão; / Mais e mais perto seguindo o Mestre, / Possuo o gozo da salvação!

 

Rev. Benjamim Rufino Duarte

 

 
 


Peregrinando por sobre os montes,

E pelos vales, sempre na luz,

Cristo promete nunca deixar-me:

Eis-me convosco, disse Jesus.

 

Brilho celeste! Brilho celeste!

Enche a minha alma glória do Céu!

Aleluia! Sigo cantando,

Dando louvores, pois Cristo é meu!

 

 

 

 

 

Confissão:

5.     Oração Silenciosa de Confissão de Pecados.

6.     Oração de agradecimento pelo perdão.

 

Louvor:

7.     Louvor: Ministério da Música: (01)

8.     Oração de Louvor e Intercessão: Aniversariantes.

9.     Visitantes e Recados.

10. Ofertório: Cântico para o Ofertório: Ministério da Música (1).

 

Edificação (Liturgia da Palavra):

1ª leitura: Is 60.1-6

Palavra do Senhor! Graças a Deus!

 

 

Salmo Responsorial: Sl 72 – Refrão 11 – E todos os reis se prostrem diante dele; todas as nações o sirvam.

 

·         3 Os montes trarão paz ao povo, também as colinas a trarão, com justiça. 4 Julgue ele os aflitos do povo, salve os filhos dos necessitados e esmague ao opressor. 5 Ele permanecerá enquanto existir o sol e enquanto durar a lua, através das gerações.

 

·         10 Paguem-lhe tributos os reis de Társis e das ilhas; os reis de Sabá e de Sebá lhe ofereçam presentes.11 E todos os reis se prostrem perante ele; todas as nações o sirvam.12 Porque ele acode ao necessitado que clama e também ao aflito e ao desvalido.

 

·         15 Viverá, e se lhe dará do ouro de Sabá; e continuamente se fará por ele oração, e o bendirão todos os dias.16 Haja na terra abundância de cereais, que ondulem até aos cimos dos montes; seja a sua messe como o Líbano, e das cidades floresçam os habitantes como a erva da terra.

 

·         17 Subsista para sempre o seu nome e prospere enquanto resplandecer o sol; nele sejam abençoados todos os homens, e as nações lhe chamem bem-aventurado.

 

 

2ª Leitura: Ef 3.2-6

Palavra do Senhor! Graças a Deus!

 

Aclamação do Evangelho:

Fortalece a tua Igreja / Ó bendito Salvador! / Dá-lhe tua plena graça/ Vem, renova seu vigor / Vivifica / Nossas almas, ó Senhor!


Evangelho: Mt 2.1-12

1Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém. 2E perguntavam: — Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo. 3Ao ouvir isso, o rei Herodes ficou alarmado, e, com ele, toda a Jerusalém. 4Então Herodes convocou todos os principais sacerdotes e escribas do povo e lhes perguntou onde o Cristo deveria nascer. 5Eles responderam: — Em Belém da Judeia, porque assim está escrito por meio do profeta: 6“E você, Belém, terra de Judá, de modo nenhum é a menor entre as principais de Judá; porque de você sairá o Guia que apascentará o meu povo, Israel.” 7Com isto, Herodes, tendo chamado os magos para uma reunião secreta, perguntou-lhes sobre o tempo exato em que a estrela havia aparecido. 8E, enviando-os a Belém, disse-lhes: — Vão e busquem informações precisas a respeito do menino; e, quando o tiverem encontrado, avisem-me, para eu também ir adorá-lo. 9Depois de ouvirem o rei, os magos partiram; e eis que a estrela que viram no Oriente ia adiante deles, até que, chegando, parou sobre onde o menino estava. 10E, vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo. 11Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra. 12E, tendo sido avisados por Deus em sonho para não voltarem à presença de Herodes, os magos seguiram por outro caminho para a sua terra.

 

Palavra do Senhor! Graças a Deus!

Homilia:

Dedicação:

10.    Credo Apostólico.

11.    Oração de Dedicação.

12.    Ceia do Senhor

13.    Oração Final / Oração do Pai Nosso (Mateus 6.9-13).

14.    Bênção Apostólica / Cântico: Amém Triplo / Recessional e Poslúdio.

Nenhum comentário: