sábado, 2 de março de 2019

Culto de Quarta-feira de Cinzas - Anos A,B, C


Resultado de imagem para cinzas da quaresma
Culto de Quarta-feira de Cinzas
Início da Quaresma

BENÇÃO INICIAL
Se sofrimento te causei, Senhor.
Se ao meu exemplo, o fraco tropeçou;
Se em teu caminho, eu não quis andar,
Perdão, Senhor.

Se vão e fútil foi o meu falar;
Se ao meu irmão não demonstrei amor;
Se ao sofredor não estendi a mão,
Perdão, Senhor.

Se indiferente foi o meu viver;
Tranqüilo e calmo sem lutar por ti;
Devendo estar bem firme no labor,
Perdão, Senhor.

Escuta, oh Deus, a minha oração
E vem livrar-me de incertezas mil.
Transforma a minha vida entregue a ti.
Amém, Senhor! Amém, Senhor!

Oração
Onipotente e Eterno Deus, que amas tudo quanto criaste, e que perdoas a todos os penitentes; cria em nós corações novos e contritos, para que, lamentando deveras os nossos pecados e confessando a nossa miséria, alcancemos de ti, Deus de suma piedade, perfeita remissão e perdão; por nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.

ANTÍFONA:  Salmo 69.16-18

Ouve-me, Senhor, pois boa é a tua misericórdia.
Olha para mim segundo a tua muitíssima piedade.
E não escondas o teu rosto do teu servo, porque estou angustiado;
ouve-me depressa.
Aproxima-te da minha alma, e resgata-a; livra-me por causa dos meus inimigos.

ORAÇÕES
Oremos. Senhor eterno e onipotente, que perdoastes aos Ninivitas que se arrependeram na cinza e no cilício, dai-nos, por Sua misericórdia, que os imitemos para alcançar o perdão dos nossos pecados. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

Cinzas: Gênesis 3. 19 - Lembra-te, ó homem, que és pó, e que em pó te hás de tornar. (Silêncio orante).

ANTÍFONAS Joel 2. 13, 17;
Mudemos de vestido e cubramo-nos de cinza e de cilício:
jejuemos e choremos diante do Senhor, porque é cheio de misericórdia para nos perdoar os pecados.
Entre o vestíbulo e o altar chorarão os sacerdotes, ministros do Senhor, e dirão: Perdoai, Senhor, perdoai ao seu povo e não feches a boca dos que cantam os seus louvores.

RESPONSÓRIO | Salmo 78. 8,9
Não te lembres das nossas iniquidades passadas;
venham ao nosso encontro depressa as tuas misericórdias, pois já estamos muito abatidos.
Ajuda-nos, ó Deus da nossa salvação, pela glória do teu nome; e livra-nos, e perdoa os nossos pecados por amor do teu nome.
Ajuda-nos, ó Deus da nossa salvação, pela glória do teu nome; e livra-nos, e perdoa os nossos pecados por amor do teu nome.
Ajuda-nos, ó Deus da nossa salvação, pela glória do teu nome; e livra-nos, e perdoa os nossos pecados por amor do teu nome.

ORAÇÃO 
Senhor, tenha compaixão de todos, e nada do que criaste te desagrada. Retire nossos pecados e nos perdoa: porque o Senhor é o nosso Deus. Tenha compaixão de mim, Senhor, tenha compaixão de mim, porque a minha alma confia no Senhor. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Fazei, Senhor, que os cristãos entrem com a conveniente piedade neste jejum, e o levem ao fim com adoração sincera. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

Leitura extraída do profeta Joel 2. 12-19
É isto o que diz o Senhor: Voltai-vos para Mim, de todo o vosso coração, com jejuns, com lágrimas e gemidos. Rasgai os vossos corações e não os vossos vestidos, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus, porque Ele é benigno e compassivo, paciente e de muita misericórdia, e inclinado a suspender o castigo. Quem sabe se Ele quererá voltar-se para vós e perdoar-vos, e deixar após si alguma benção, algum sacrifício e libação para o Senhor vosso Deus? Tocai a trombeta em Sião, ordenai um jejum sagrado, convocai uma assembleia, fazei vir todo o povo, adverti a todos que se purifiquem, juntai os velhos, reuni os pequeninos e os meninos de peito; que o esposo deixe o seu quarto, e a esposa a sua alcova. Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, postos entre o vestíbulo e o altar, e digam: Perdoai Senhor, perdoai ao vosso povo, e não deixeis que na ignomínia se avilte a vossa herança, de sorte que as nações a dominem; porque os povos diriam: Onde está o Deus deles? O Senhor vibrou com amor ardente pela sua terra, e perdoou ao seu povo. E o Senhor falou, dizendo ao seu povo: Eis que vou enviar-vos trigo, e vinho e azeite, e ficareis abastecidos destes gêneros; e não vos entregarei mais ao insulto das nações, diz o Senhor onipotente.

Oração: Salmo 57.1-3
Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades. Clamarei ao Deus altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa.
Ele enviará desde os céus, e me salvará do desprezo daquele que procurava devorar-me. (Selá.) Deus enviará a sua misericórdia e a sua verdade.

Oração: Salmos 103. 10; 79. 8-9
O Senhor não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos recompensou segundo as nossas iniquidades. Não te lembres das nossas iniquidades passadas; venham ao nosso encontro depressa as tuas misericórdias, pois já estamos muito abatidos. Ajuda-nos, ó Deus da nossa salvação, pela glória do teu nome; e livra-nos, e perdoa os nossos pecados por amor do teu nome.

EVANGELHO segundo Mateus 6. 16-21
Naquele tempo: Disse Jesus aos seus discípulos: quando jejuais, não queirais fazer-vos tristes, como os hipócritas; porque eles desfiguram os seus rostos, para mostrar aos homens que jejuam. Na verdade vos digo que (já) receberam a sua recompensa. Quanto a ti, porém, quando jejuas, perfuma a tua cabeça e lava o teu rosto, afim de que não pareça aos homens que jejuas, mas sim a teu Pai, que está presente no mais recôndito: e teu Pai, que vê o mais recôndito, te dará a recompensa. Não queirais entesourar para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e a traça os consomem, e onde os ladrões os desenterram e roubam; ao contrário, entesourai para vós tesouros no Céu, onde nem a ferrugem, nem a traça os consome, e onde os ladrões os não desenterram nem roubam. Porque onde está o teu tesouro, aí está o teu coração.

Sermão:

Louvor Salmo 30. 2-3
Senhor meu Deus, clamei a ti, e tu me saraste. Senhor, fizeste subir a minha alma da sepultura; conservaste-me a vida para que não descesse ao abismo.

CONVITE A COMUNHÃO: Salmo 1. 1-3
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.

ORAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO da Ceia do Senhor

Hino: Senhor, Eu Preciso de Ti (HE 92)
Eu creio, Senhor, na divina promessa,
Vitórias já tive nas lutas aqui,
Contudo, é mui certo que a gente tropeça:
Por isso, Senhor, eu preciso de ti.

A luz que me guia no escuro caminho,
Fulgura de cima, do Sol criador.
Contudo, não posso segui-lo sozinho:
Por isso eu preciso de ti, meu Senhor.

Esforços da terra, precário destino,
Empenho dos homens, riqueza, o que for,
Não valem a bênção do reino divino:
Por isso eu preciso de ti, meu Senhor.

ORAÇÃO Após a Comunhão
Oremos. Curvai as vossas cabeças diante de Deus. Olhai, Senhor, com bondade, para aqueles que se humilham na sua presença, e fazei que, reanimados com estes dons divinos, se alimentem sempre com o socorro celeste. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.


Nenhum comentário: