segunda-feira, 20 de abril de 2009

O ANO CRISTÃO DA IGREJA ANGLICANA


O Ano Cristão consiste de dois ciclos de festas e dias santos. Um deles depende da data móvel do Domingo da Páscoa. O outro está na dependência da data fixa de 25 de dezembro, a Festa da Natividade de nosso Senhor ou Dia de Natal.
A Páscoa é sempre o primeiro domingo depois da lua cheia que cai no dia 21 de março ou depois. Não ocorre antes do dia 22 de março e nem depois do dia 25 de abril.
A sequência de todos os domingos do Ano Cristão está na dependência da Páscoa, exceto os domingos do Advento que são sempre os quatro domingos antes do Natal, não importando se este cai no domingo ou em dia de semana.
Também a data da Páscoa determina o início da Quaresma na Quarta-feira de Cinzas, e a Festa da Ascensão na quinta-feira, quarenta dias após o domingo da Páscoa.

1) FESTAS PRINCIPAIS
As festas principais observadas nesta Igreja são:
Páscoa
Todos os Santos
Ascensão
Natal
Pentecostes
Epifania
Domingo da Trindade
Tais festas têm precedência sobre qualquer outro dia ou observância. O Dia de Todos os Santos pode ser observado no domingo seguinte.

2) DOMINGOS
Todos os domingos do ano são festas de nosso Senhor Jesus Cristo. Além dos dias, cuja data se encontra na lista acima, somente as seguintes festas designadas nos dias fixos têm precedência sobre o domingo:

O Santo NomeApresentação de Cristo no TemploTransfiguração de Cristo
A festa de Consagração de uma Igreja ou Capela, a festa do seu Patrono, do seu nome, ou outra festa do Calendário Maior pode ser observada num domingo ou transferida para o domingo, exceto nas quadras do Advento, Quaresma e Páscoa. Todas as outras festas de nosso Senhor e todas as festas principais designadas nos dias fixos do calendário, quando ocorrem num domingo, são normalmente transferidas para o primeiro dia conveniente aberto dentro da semana.
Com a expressa permissão do Bispo, e por motivos urgentes e suficientes, alguma outra ocasião poderá ser observada no domingo.

3) DIAS SANTOS
Os seguintes dias santos são regularmente observados durante o ano. A não ser que estejam ordenados de outra forma nas regras precedentes a respeito dos domingos, têm precedência sobre todos os outros dias de comemoração ou de observância:

Outras Festas de nosso Senhor:
Santo NomeApresentação de Cristo no TemploAnunciação da Bem-aventurada Virgem MariaVisitação da Bem-aventurada Virgem MariaSão João BatistaTransfiguração de CristoDia da Santa Cruz

Outras Festas Principais do Calendário Maior:
Os Apóstolos
Bem-aventurada Virgem Maria
Os Evangelistas
São Miguel e Todos os Anjos
Santo Estevão
São Tiago de Jerusalém
Santos Inocentes
Dia Nacional de Ação de Graças
São José
Maria Madalena

Dias de Jejum
Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira da Paixão
As festas designadas nas datas fixas no Calendário não são observadas nos dias da Semana Santa ou da Semana da Páscoa. As festas principais que caem nestas semanas são transferidas para a semana que se segue ao segundo domingo da Páscoa, na ordem de ocorrência.

4) DIAS DE DEVOÇÕES ESPECIAIS
Quarta-feira de Cinzas e os dias da Quaresma e da Semana Santa com exceção dos domingos e da Festa da Anunciação da Bem-aventurada Virgem Maria. Sexta-feira da Paixão e todas as outras sextas-feiras do ano, em lembrança da crucificação do Senhor, exceto nas sextas-feiras das Quadras do Natal e da Páscoa, e em quaisquer outras festas de nosso Senhor que ocorram numa sexta-feira.

Nenhum comentário: